fbpx

Dinheiro

Detran-ES divulga calendário de vencimento do licenciamento de 2025

Cronograma define prazos de pagamento do licenciamento em setembro de 2025 e alerta sobre fiscalização e cuidados ao emitir boletos pelo site oficial

Publicado

em

Mão de uma pessoa segurando um celular com o documento digital de licenciamento aberto. Ao fundo, um estacionamento coberto.

Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV)

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) publicou, na última quinta-feira (19), o calendário para o licenciamento anual de veículos do exercício de 2025. O cronograma também estabelece as datas de início das fiscalizações do licenciamento no próximo ano. As informações estão disponíveis no site oficial do órgão.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

As datas de vencimento, previstas para setembro de 2025, variam conforme o número final da placa do veículo, seguindo o mesmo calendário do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), divulgado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Emissão do boleto

Os proprietários de veículos registrados no Espírito Santo devem acessar o site do Detran-ES para emitir o Documento Único de Arrecadação (DUA). Assim como em anos anteriores, os boletos do licenciamento e do IPVA não serão enviados para o endereço do proprietário. O pagamento pode ser realizado por Pix, utilizando o QR Code disponível no DUA, ou por meio de código de barras nas instituições financeiras indicadas.

IPVA 2025: veja descontos, prazos e isenções no ES

O Detran-ES reforça que não envia boletos por e-mail, mensagens de texto ou WhatsApp. A orientação é que os contribuintes acessem o site oficial do órgão e evitem buscar links em páginas não verificadas.

Pendências e irregularidades

Para obter o licenciamento, é necessário que todas as pendências do veículo sejam quitadas, incluindo IPVA, multas e taxas de serviços. O Detran-ES alerta que mesmo com o pagamento dessas taxas, o veículo pode não ser licenciado caso existam restrições administrativas, como recall pendente, restrição judicial ou a ausência do Certificado de Segurança Veicular (CSV), exigido anualmente para veículos com GNV.

Veículos que não estiverem com o licenciamento de 2024 em dia podem ser autuados em operações de fiscalização, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Mais informações sobre o calendário de vencimentos e o licenciamento podem ser consultadas no site oficial do Detran-ES.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui