Dinheiro
Declaração pré-preenchida é liberada pela Receita nesta terça
Expectativa é receber 46,2 milhões de declarações neste ano, um aumento de 7% em relação a 2024

Declaração pré-preenchida chega após duas semanas de atraso. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Após duas semanas com informações parciais, a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025 está completa e disponível. O atraso ocorreu devido à greve dos auditores-fiscais da Receita Federal.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A partir desta terça (1º), os contribuintes podem acessar a declaração pelo celular, via aplicativo Meu Imposto de Renda, e pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Essas alternativas ao programa gerador também haviam sido impactadas pela paralisação.
A versão pré-preenchida acelera o processo e dá prioridade no pagamento da restituição. Entre os dados já incluídos estão rendimentos tributáveis, saldos bancários, imóveis adquiridos, investimentos e criptoativos. Informações sobre previdência privada, doações e contas no exterior também foram incorporadas.
Na fase inicial de entrega, a Receita liberou apenas dados básicos, como os da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf) e da Declaração de Serviços Médicos (Dmed). Agora, todas as informações estão disponíveis automaticamente.
Pelo celular
A declaração pode ser feita pelo celular no aplicativo Meu Imposto de Renda, sem necessidade de baixar o programa no computador. O site do e-CAC também foi atualizado para permitir o preenchimento e o envio on-line.
A Receita Federal pretende substituir o programa gerador da declaração (PGD) pelo formato on-line e para dispositivos móveis. No entanto, ainda não há data definida para a descontinuidade do PGD.
Prazo
Oprazo de envio do IRPF 2025 começou em 17 de março e termina em 30 de maio, às 23h59. A Receita recomenda a conferência dos dados antes do envio. Caso haja divergências, o contribuinte deve fazer os ajustes manualmente. A expectativa do Fisco é receber 46,2 milhões de declarações neste ano, um aumento de 7% em relação a 2024.
Veja também
