Dinheiro
Corrosão pode provocar perda de até 5% no valor total dos ativos das empresas
A 9ª edição do Seminário Espírito-Santense de Corrosão, que acontece nos dias 30 e 31 de outubro, no Centro de Convenções de Vitória
As principais empresas do Espírito Santo, assim como em muitas partes do mundo, enfrentam um problema comum: a corrosão. Especialmente nas regiões próximas ao mar, como é o caso do território capixaba, garantir o bom funcionamento dos equipamentos industriais e, por consequência, evitar grandes perdas financeiras, exige que as empresas adotem um plano de ação eficaz contra a corrosão.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Dados da Association for Materials Protection and Performance (AMPP) indicam que a corrosão pode gerar enormes prejuízos financeiros às empresas todos os anos. “A corrosão, um processo que degrada metais e outros materiais, pode representar uma perda de até 5% no valor total dos ativos das empresas, dependendo do setor. Em áreas como petróleo e gás, infraestrutura e manufatura, os custos com manutenção, substituição de equipamentos e perdas operacionais devido à corrosão somam bilhões de reais anualmente”, afirma Cassia Passagnola, vice-presidente da AMPP no Brasil.
Cassia é uma das palestrantes confirmadas para a 9ª edição do Seminário Espírito-Santense de Corrosão, que acontece nos dias 30 e 31 de outubro, no Centro de Convenções de Vitória. O evento, organizado pelo Sindifer em colaboração com grandes empresas e instituições do setor, contará com 40 expositores, rodada de negócios e oportunidades de networking.
“Em geral, faz-se muita manutenção de urgência, e não uma manutenção preventiva. O prejuízo é significativo quando não há uma manutenção adequada. Um equipamento não recuperado ou não pintado, exposto à ferrugem, pode gerar prejuízos de milhões de reais. Os seminários trazem conscientização, mostram o que precisa ser feito e como, além de apresentar as novidades e tecnologias de um mercado global”, explica Cassia.
O Seminário Espírito-Santense de Corrosão, o terceiro maior do Brasil, é uma iniciativa do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo (Sindifer), organizado por um comitê composto por representantes de empresas e instituições como ArcelorMittal, Findes, Ifes, Samarco, Sesi, Senai e Vale.
9° Seminário Espírito-Santense de Corrosão
Data: 30 e 31 de outubro de 2024
Horário: das 8h às 17h20
Local: Centro de Convenções de Vitória – R. Constante Sodré, 157 – Santa Lucia, Vitória
Entrada: 1kg de alimento não perecível.
Inscrições: https://seminariocorrosao.com.br/
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui