Dinheiro
Correios vão atender vítimas de descontos indevidos do INSS
Aposentados e pensionistas poderão consultar se sofreram descontos não autorizados por associações diretamente nas agências

Correios. Foto: Divulgação
A partir do próximo dia 30, aposentados e pensionistas do INSS que suspeitam ter sofrido descontos não autorizados poderão buscar atendimento presencial nas agências dos Correios de todo o país. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22) pelo presidente do instituto, Giberto Waller.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O serviço será exclusivo para atender beneficiários que enfrentam dificuldades com o uso da tecnologia. As agências do INSS não prestarão esse atendimento.
Atendimento só nos Correios
“O atendimento presencial é exclusivo nas agências dos Correios. As agências do INSS não vão receber esse tipo de pedido, pois têm outra finalidade. Além disso, não temos a capilaridade que os Correios possuem”, explicou Waller durante coletiva.
Atualmente, o INSS opera com 1.570 agências em pouco mais de 700 municípios, principalmente em cidades maiores, onde a população tem mais acesso a meios digitais, como o aplicativo Meu INSS, o site oficial e o telefone 135.
“O objetivo da parceria com os Correios é alcançar os municípios menores, onde há mais dificuldade no uso da tecnologia”, reforçou.
Veja como será o atendimento
Para realizar a consulta, basta apresentar um documento de identificação em qualquer agência dos Correios. No caso de pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção, um representante pode fazer o atendimento, desde que leve uma procuração.
No entanto, a procuração não permite alterações cadastrais, apenas a consulta. “A pessoa com a procuração não poderá mudar nenhum dado. É só para verificar se houve desconto, de qual associação e se foi autorizado”, esclareceu Waller.
Ao final do atendimento, o cidadão recebe um protocolo com número, data e horário, que servirá como comprovante para eventuais ações futuras.
LEIA MAIS:
