fbpx

Dinheiro

Confira a lista de empresas com mais reclamações no ES

Lista serve de parâmetro para o consumidor avaliar número de reclamações para escolher a melhor empresa para contratar os serviços

Publicado

em

Cadastro de Reclamações Fundamentadas é publicado anualmente. Foto: Reprodução

Cadastro de Reclamações Fundamentadas é publicado anualmente. Foto: Reprodução

O Procon-ES divulgou nesta quarta-feira (15) uma lista com o ranking das empresas que receberam o maior número de reclamações em 2022. O Cadastro de Reclamações Fundamentadas conta com quase 700 processos analisados e concluídos pelo Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor no período entre janeiro e dezembro do último ano. As principais queixas são relacionadas a descumprimento de contrato.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Como parte das ações do Dia do Consumidor, o Procon divulga todos os anos a lista de reclamações para levar ao público conhecimento de quais empresas desrespeitam os direitos dos consumidores e quais conseguem concluir as reclamações.

Pelo segundo ano consecutivo, o Banco Bradesco lidera o número de reclamações com 43. Desse total, 22 foram de cobranças indevidas feitas pela empresa e 5 foram relacionadas a irregularidades de cumprimento de contrato.

A empresa de telefonia Oi S.A. ficou em segundo lugar na lista com 38 reclamações ao longo do último ano. O maior número de contestações são sobre cobranças indevidas ou abusivas seguidas de dúvidas sobre reajustes no valor dos boletos.

Em terceiro lugar, o Banco BMG recebeu 28 reclamações sendo metade delas relacionadas ao crédito consignado fornecido pelo banco. Queixas de não entrega de quitação/retenção de documentos também foram registradas.

De acordo com o Procon, a maior parte dos atendimentos registrados são tratados por meio de processos administrativos. Esse procedimento é adotado quando a queixa não é resolvida na primeira tentativa de solução ou quando já prática reincidente de algum fornecedor relacionado ao problema.

Veja a lista das 10 empresas com maior número de reclamações:

  1. Banco Bradesco: 43 reclamações
  2. Oi S.A.: 38 reclamações
  3. Banco BMG: 28 reclamações
  4. Banco Pan: 26 reclamações
  5. Telefônica Brasil S.A. (Vivo): 21 reclamações
  6. Banco Santander: 16 reclamações
  7. EDP Distribuição de Energia: 16 reclamações
  8. Samsung Eletrônica: 16 reclamações
  9. Via Varejo S.A (Ponto Frio): 15 reclamações
  10. Zurich Seguros: 12 reclamações

Empresas de outros setores também compõem a lista completa. Lojas Simonetti, Decolar.com, Americanas/Submarino, Universidade Estácio de Sá, Sky Banda Larga, Colchões Ortobom e Multilaser são algumas das companhias listadas com reclamações. A lista completa está disponível no site do Procon.