Dinheiro
Saiba como economizar energia com ar-condicionado em 7 passos
Nesse momento, quem busca se preparar para enfrentar a onda de calor, antecipada neste ano, pode ter dúvidas sobre qual o melhor modelo para comprar
Apesar de ainda não ser verão, as altas temperaturas já vêm impulsionando as vendas de ar-condicionado no Espírito Santo. Nesse momento, quem busca se preparar para enfrentar a onda de calor, antecipada neste ano, pode ter dúvidas sobre qual o melhor modelo para comprar em termos de economia de energia.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Apesar de parecer uma realidade distante, é possível gastar menos usando algumas estratégias que levam em consideração uma compra consciente, o planejamento do lugar de instalação, o tempo de uso e as funcionalidades do seu aparelho de climatização.
Sabendo como economizar energia com ar-condicionado ligado, hábitos como dormir uma noite inteira com o aparelho ligado ou trabalhar durante todo o dia em um ambiente refrigerado serão mais praticáveis. O ES360 separou dicas sobre como economizar energia com ar-condicionado:
1 – Invista em um aparelho Inverter
Se o objetivo do consumidor for economizar, o modelo de ar condicionado mais indicado é o Inverter. Seu sistema possui um compressor muito eficiente que permite atingir a temperatura ideal sem desligar, evitando picos de energia e contribuindo para a economia de energia.
2 – Escolha a potência ideal
A potência em BTU/h do aparelho se refere a energia que é necessária para climatizar todo o ambiente de forma igual. Por meio desse cálculo, é possível determinar a capacidade e escolher o melhor aparelho de ar-condicionado de acordo com a carga térmica e o tamanho do ambiente, além de garantir economia no consumo de energia. Para facilitar esse processo, a Gree Brasil oferece em seu site uma calculadora de BTU/h online, nela é possível calcular de forma fácil e rápida a capacidade do aparelho ideal para cada ambiente. Acesse a calculadora.
3 – Escolha o local ideal
A instalação do ar condicionado deve ser feita longe da parede e dos móveis, além de ser fixado em um local alto, assim o ar se espalha em todo o ambiente de forma mais fácil. Também é importante que a parte externa seja instalada em um local com boa circulação de ar e longe da luz solar, dessa forma o aparelho não irá precisar trabalhar mais que o necessário e consumir mais energia.
4 – Evite ligar e desligar o aparelho em curtos períodos de tempo
Essa dica de como economizar energia com ar-condicionado é o oposto do que é feito de maneira intuitiva, mas a verdade é que se você for se ausentar por um período curto de tempo, ligar e desligar o aparelho não é vantajoso, pois gera sobrecarga em vez de economizar.
Isso acontece porque o equipamento gasta tempo e trabalha para resfriar e se, em um curto intervalo, for desligado, o ambiente esquenta novamente. Quando for religar, há consumo mais uma vez devido ao esforço do aparelho.
Nestes casos, um ventilador ou circulador de ar podem ser mais indicados para melhor custo-benefício.
5 – Fique atento a manutenção e a limpeza do aparelho
Peças danificadas ou filtros sujos atrapalham o desempenho do aparelho e podem influenciar no aumento do consumo de energia. A limpeza do filtro tela pode ser feita semanalmente, já a manutenção periódica com a assistência técnica credenciada deve ser feita de uma a duas vezes por ano. Um aparelho em ordem e limpo traz, além do frescor, proporciona um ambiente saudável e com ar puro.
6 – Colabore para a climatização do ambiente
Alguns artifícios simples podem colaborar para que o espaço fique refrigerado mais facilmente e seu aparelho fique menos sobrecarregado.
Você tem como economizar energia com ar-condicionado ligado bloqueando a entrada do sol e fechando cortinas e persianas, o que acelera a climatização.
Garantir a boa vedação de portas e janelas, para que não haja troca de ar quente com ar frio, também colabora no passo-a-passo de como usar o ar-condicionado e economizar energia.
Outra estratégia semelhante à anterior é ter cuidado com os aparelhos eletrônicos (como televisão, videogame e aparelho de sinal de TV) conectados no cabo de energia. Ter o hábito de desligá-los quando estiverem em desuso é uma escolha inteligente, pois alguns também emanam calor e atrapalham o processo de refrigeração.
Por fim, mas não menos importante, investir em lâmpadas de LED também faz toda a diferença: elas iluminam sem aquecer o espaço e trabalham a favor do ar-condicionado. Diferentemente das lâmpadas de tungstênio, que podem aquecer o local em até 5º C.
7 – Use a função sleep
Já a função sleep, como falamos aqui, ajusta a temperatura do cômodo de acordo com a necessidade do ambiente ao longo da noite. Dessa forma, você tem o conforto térmico que precisa enquanto dorme sem que o aparelho precise estar sempre funcionando com toda a sua potência.
Essa variação ajuda a economizar energia e ainda deixa o ambiente mais agradável, com temperatura estável durante todo o período.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui