Dinheiro
Comércio do ES deixa de faturar R$ 420 mi com feriados em 2022
Segundo a entidade, esse valor que deixa de ser arrecadado acaba refletindo na arrecadação de tributos e na renda da população

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Nesta quinta-feira (16) começa mais um feriado prolongado nacional, com a celebração de Corpus Christi. Como sempre a data cai numa quinta-feira, empresas acabam emendando a folga e governo e prefeituras dão ponto facultativo, o que resulta num feriadão de quatro dias. E com vários feriados e “emendas” como essa ao longo do ano, o comércio acaba perdendo no volume de vendas.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Estimativa da Fecomércio-ES aponta que neste ano de 2022, o comércio do Espírito Santo deve deixar de faturar R$ 420 milhões com os feridos prolongados. Segundo a entidade, esse valor que deixa de ser arrecadado acaba refletindo na arrecadação de tributos e na renda da população. Segundo a Fecomércio, o número não leva em consideração os demais dias que o movimento cai em função dos feriados emendados e nem a possibilidade de funcionamento de parte dos estabelecimentos.
A entidade considera que os feriados prejudicam a maioria das atividades. “No caso do comércio, a movimentação das pessoas diminui consideravelmente e, com algumas exceções como supermercados, farmácias e shoppings, as lojas permanecem fechadas. Além disso, os comerciantes que optam por abrir no feriado tem os custos operacionais aumentados, chegando a representar 100% a mais do que um dia comum de trabalho”, diz a entidade.
Muitos dos empregados também podem ter impacto negativo com os dias parados, principalmente quando o salário vem de comissões, lembra a Fecomércio.
