fbpx

Dinheiro

Coincidência? Prefeito do ES pede e Trump isenta setor do tarifaço

Em carta enviada a Trump, o prefeito fez apelo para rever o tarifaço sobre o principal produto exportado na cidade

Publicado

em

O prefeito Theodorico Ferraço agradeceu a Trump após anúncio de exceções do tarifaço. Foto: Divulgação

O prefeito Theodorico Ferraço agradeceu a Trump após anúncio de exceções do tarifaço. Foto: Divulgação

Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar um pacote de exceções à tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço, agradeceu ao líder norte-americano por ter deixado de fora da cobrança o setor de mármore e granito — um dos principais motores da economia do município.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Quinze dias antes do anúncio, Ferraço enviou uma carta a Trump solicitando a revisão do tarifaço. No documento, o prefeito manifestava preocupação com os impactos econômicos da medida para a região e chegou a citar o cantor Roberto Carlos para sensibilizar o presidente norte-americano. Coincidência ou não, o setor acabou excluído da medida.

“Cachoeiro de Itapemirim não é apenas o berço do renomado cantor Roberto Carlos e do célebre escritor Rubem Braga, mas também o coração da indústria de rochas ornamentais do Brasil. Nossas pedreiras e fábricas abrigam aproximadamente 600 empresas dedicadas à extração e ao beneficiamento de mármore e granito, gerando mais de 6.500 empregos diretos e inúmeras oportunidades de trabalho indireto. A imposição de uma tarifa dessa magnitude teria consequências econômicas devastadoras e imediatas para nossa cidade”, diz um trecho da carta enviada por Ferraço.

Com a decisão favorável, o prefeito comemorou publicamente e agradeceu ao governo americano. “A medida, se mantida, colocaria em risco milhares de empregos e inviabilizaria muitas empresas, especialmente aqui em Cachoeiro, onde está o coração da nossa produção. É uma notícia que traz fôlego, esperança e a certeza de que vale a pena lutar pelo que é nosso”, disse o prefeito em uma rede social.

Lista de isenção do tarifaço

Segundo o chefe do executivo cachoeirense, a retirada do quartzito do tarifaço, material que representa grande parte das exportações do setor de rochas naturais, Cachoeiro respira aliviada. “A decisão salva empregos e preserva o sustento de milhares de famílias que vivem dessa atividade em nossa cidade, que representa boa parte da produção nacional. A sensibilidade do presidente Donald Trump foi importante para evitar um impacto devastador. Seguimos confiantes de que essa postura possa se estender a outras decisões que também afetam nosso setor. Fica aqui meu agradecimento público por essa medida que representa alívio, esperança e a valorização de quem trabalha”.

Clique e veja a lista completa dos produtos que foram isentos e os que continuam com o tarifaço

Entre os itens produzidos no estado que entraram na lista de produtos com menor taxação estão pedras de cantaria, celulose, minério de ferro e ferro fundido. Já aço, granitos trabalhados, mármores, travertinos, café e produtos de café ficaram de fora. Vale lembrar que as tarifas aos produtos de aço e de alumínio, que atualmente somam 50%, estão mantidas e seguem outro decreto anterior. 

Segundo o Observatório Findes, em 2024, o estado exportou 74 dos 694 produtos da lista de isentos da tarifa adicional, essas exceções representaram 47,1% do total comercializado com os EUA. A indústria capixaba vem enfrentando sérios desafios desde o anúncio da tarifa (9 de julho).