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“Carro voador” da Embraer passa por regulamentação na Anac

Com quase 3 mil encomendas acumuladas, a previsão é que esses “veículos” comecem a operar em 2026

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Algumas características do carro voador estão em análise pela Anac. Foto: Reprodução/X

Algumas características do carro voador estão em análise pela Anac. Foto: Reprodução/X

Os “carros voadores” da Embraer estão passando por um processo de regulamentação na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), órgão responsável por supervisionar as atividades da aviação civil no Brasil. Com quase 3 mil encomendas acumuladas, a previsão é que esses “veículos” comecem a operar em 2026.

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A Anac iniciou uma consulta setorial para receber sugestões e ideias que podem guiar a certificação dos “veículos elétricos de pouso de decolagem vertical” (eVTOLs é a sigla, em inglês, que vem sendo usada para defini-los).

A agência, encarregada de supervisionar as atividades da aviação civil no Brasil, anunciou que a consulta setorial ficará aberta até sexta-feira (15). O objetivo é coletar comentários sobre os critérios de aeronavegabilidade que serão adotados nos eVTOLs da Embraer. Esses parâmetros avaliam, por exemplo, itens como estruturas utilizadas, características de navegação e testes de durabilidade de equipamentos.

O modelo EVE-100, desenvolvido pela Eve Air Mobility, empresa de mobilidade urbana da Embraer, será fabricado na cidade paulista de Taubaté. Ele terá alcance máximo de 100 quilômetros e vai reduzir as viagens intraurbanas de uma hora para 15 minutos. Segundo a empresa, esses veículos podem ser utilizados em 99% dos trajetos interurbanos.

Esse é o principal objetivo da inovação, além de tornar os voos urbanos mais acessíveis à população. A Eve informou que tem cartas de intenções para até 2.850 eVTOLs para operadores de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de voos compartilhados.

Ao todo, são 28 clientes espalhados pelo mundo. No Brasil, dos 2.850 eVTOLs, 285 são destinados, sendo 100 para a Avantto, 50 para a Helisul, 40 para a FlyBIS, 25 para a Flapper e 70 para a Voar.

Viagens

Segundo informações divulgadas pela Eve Air Mobility, os ‘carros voadores’ apresentarão um alcance máximo de 100 quilômetros, prometendo reduzir drasticamente o tempo das viagens intraurbanas de uma hora para apenas 15 minutos, abrangendo 99% dos trajetos interurbanos. O objetivo primordial dessa inovação, conforme destacado pela empresa, é facilitar o acesso da população aos voos urbanos.

Comparativamente a um helicóptero, o carro voador promete vantagens significativas em termos de custo operacional e de manutenção, além de uma redução considerável na emissão de ruído. E, por ser um veículo elétrico, também se destaca pela sua emissão nula de CO2.

Preço

Conforme estimado pela empresa, o custo de uma viagem tende a se equiparar mais ao de uma viagem de carro por aplicativo do que ao de um voo de helicóptero, que é geralmente considerado elevado. Segundo a Eve, o objetivo principal é democratizar os voos urbanos, tornando-os mais acessíveis para um maior número de pessoas.

Um estudo operacional conduzido pela empresa estabeleceu um preço inicial a partir de R$ 99 para uma viagem entre a Barra da Tijuca e o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

*Com informações do G1.