Dinheiro
Black Friday: intenção de compras aumenta 32% em 2023
Especialista em vendas destaca que o online é uma grande chave para aumentar as vendas no período
Todo fim de novembro é marcado por uma data muito aguardada pelos consumidores: a Black Friday. O dia é uma tradição americana que ganhou força no Brasil e é esperada. De acordo com pesquisa realizada pela MField, a intenção de compra irá crescer 32% para o período deste ano. Ao todo serão mais de 75% da população brasileira que pretendem fazer compras na chama “sexta de promoção”.
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Para o especialista em vendas, Wander Miranda, o grande diferencial para este período pós-pandemia são as vendas no online, seja em e-commerce ou através de redes sociais.
“Ao pensar na data parece que está longe, mas na verdade, para o empreendedor, já está em cima da hora. O momento de planejar a Black Friday já chegou, é a hora identificar oportunidades e planejar o investimento na campanha on e off-line. Para garantir o sucesso na Black Friday é preciso que a operação seja completa e bem alinhada”, alerta o especialista em vendas.
Para ajudar na elaboração das ações de Black Friday, Miranda dá cinco dicas para empresários se preparem:
Identifique oportunidades: nesta época competimos com grandes varejistas, então o importante é ir além do preço reduzido (que é chamariz da ação); ofereça diferenciais como descontos progressivos, serviços especiais e kits.
Hora de girar o estoque: aproveite a Black Friday para colocar em evidência produtos que estão “encalhados” no estoque. Faça um mapeamento de seu estoque e os coloque em condições especiais de venda, afinal, produto parado é dinheiro parado também.
Esteja online: invista no marketing digital, a publicidade em sites e aplicativos são decisivos na tomada de decisão pela compra tanto nas plataformas digitais, quanto na compra em loja física. Quase 70% das pessoas utilizam esses recursos como referência antes de comprar, segundo pesquisa da RBS.
Faça o planejamento financeiro da ação: defina o orçamento para aplicar em publicidade durante o mês de novembro e busque acordo com fornecedores para garantir insumos e produtos com preços melhores. Não deixe para a última hora para não atrapalhar o fluxo da operação.
Atenção no pós-venda: aproveite a Black Friday para fidelizar novos clientes atraídos pelas promoções, para isso invista no pós-venda. O atendimento pós-venda melhora a experiência do cliente com a marca e contribui para a fidelização desse novo público.
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