Dinheiro
Azeites fraudados: como identificar e evitar riscos
Oferecendo vários benefícios a saúde, o azeite é fácil de ser fraudado e por isso é um alvo dos criminosos
De acordo com pesquisa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), divulgado no início de setembro, 84% dos azeites de oliva importados como extravirgem são fraudados, podendo inclusive causar danos à saúde.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A adulteração mais simples ocorre quando diluem o suco da azeitona em outros óleos mais baratos, como o de soja. A semelhança e a boa mistura entre eles auxiliam na enganação do consumidor. Entretanto, com o passar do tempo as fraudes estão se tornando mais complexas.
Na hora da compra, é importante priorizar marcas que realizam a extração e o envase do azeite de oliva no mesmo local, pois geralmente são mais seguras do que aquelas que terceirizam o envase após a compra em grande quantidade, onde pode haver manipulação indevida e diluição.
> Por que o preço do azeite está tão alto (e pode subir mais)
Além disso, azeites com preços muito baixos também devem ser sinal de alerta, já que o azeite de oliva é um produto nobre com baixa produtividade. Uma oliveira leva um ano inteiro para produzir de 2 a 8 litros de azeite, portanto, logicamente, não pode ser muito barato.
Outra forma de observar a qualidade e evitar fraudes é verificando a lista de produtos que foram alvo de ações do MAPA ou ANVISA devido a fraudes ou contrabando. Se atentar para a embalagem, que deve preferencialmente ser de vidro escuro para proteger melhor os produtos de qualidade, também pode evitar o consumo de um azeite fraudado.
Expressões como “óleo composto” ou “tempero misto” indicam que o produto não é verdadeiro azeite de oliva e foi intencionalmente misturado a outros óleos vegetais, como soja ou girassol. Nesse caso, não se trata de fraude, pois o produtor está informando no rótulo.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui