fbpx

Dinheiro

Ataque causa desvio milionário em conta do Governo Federal

A investigação sobre a invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira ainda não descarta ataque de hackers

Publicado

em

Siafi é responsável pelos pagamentos do governo federal. Foto: Reprodução

Siafi é responsável pelos pagamentos do governo federal. Foto: Reprodução

A Polícia Federal iniciou uma investigação para apurar invasões ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), responsável pelos pagamentos do governo federal. O incidente teria ocorrido neste mês, suspeitando-se que recursos públicos tenham sido desviados. A investigação está sob sigilo.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

As investigações apontam que a invasão ocorreu através da utilização do CPF e senha do gov.br dos gestores e ordenadores de despesas, com o intuito de acessar a plataforma de pagamentos. Até o momento, constata-se que pelo menos 17 senhas foram comprometidas.

Existe a suspeita de que os invasores tenham obtido os dados de forma não autorizada através de técnicas de “phishing” — envio de links falsos com o intuito de instalar programas maliciosos nos dispositivos.

> CCJ vota projeto de legislação estadual sobre posse e porte de armas

Além disso, é possívelç que a coleta de senhas e informações de usuários tenha se estendido por meses, até que os criminosos conseguissem reunir um volume de logins para acessar a plataforma e executar seus planos.

A auditoria indica que os envolvidos tentaram desviar pelo menos R$ 3,5 milhões em diversas operações ilegais. Ainda não há confirmação sobre quantas dessas violações foram bem-sucedidas. A investigação da fraude está sendo conduzida pela Polícia Federal, pela Abin, pelo Tribunal de Contas da União e outros órgãos.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui