Dinheiro
ArcelorMittal vai aumentar produção com retomada de operação em alto-forno
O alto-forno 2, com capacidade de produção de 1,2 milhão de toneladas de ferro gusa ao ano, estava paralisado desde 2019 em virtude da instabilidade nos cenários econômicos

Alto-forno 2 na ArcelorMittal Tubarão voltará a operar. Foto: Divulgação
A ArcelorMittal Tubarão vai religar no próximo dia 26 de julho o segundo alto-forno. No total, são três equipamentos na planta na Serra. A retomada da operação do alto-forno 2 vai contribuir para o aumento da produção, visto que tem capacidade para fabricar 1,2 milhão de toneladas de ferro gusa ao ano. O alto-forno estava parado desde o ano passado, devido à instabilidade nos cenários econômicos nacional e internacional, além de ter passado por ampla reforma de manutenção.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
> Com recuo de 7,8% em maio, indústria capixaba tem maior queda do país

Empresa anunciou retomada do equipamento que produz ferro gusa. Foto: Divulgação
Na usina em Tubarão continua ainda em operação o alto-forno 1, com capacidade de produzir 3,5 milhões de toneladas ao ano. Já o terceiro equipamento foi desligado em abril deste ano. Segundo a empresa, vai permanecer fora de operação aguardando eventuais mudanças no cenário econômico e na demanda de aço no Brasil e no mundo.
O processo de religamento do alto-forno 2 será voltado para atender principalmente o mercado, porque segundo a empresa, os clientes começaram a retomar gradualmente o consumo.
Questionada se a retomada de operações do equipamento vai demandar mais trabalhadores, a Arcelor respondeu que não serão abertas vagas de emprego. “Não haverá mais contratações. Os profissionais serão os que já atuavam neste mesmo equipamento (o Alto-Forno 2), quando ele foi parado para a reforma. Os empregados haviam sido remanejados para outros projetos e agora retornam às suas funções”, respondeu a empresa.
