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Ar-condicionado no Uber: o que fazer se o motorista cobrar taxa?

De acordo com a Uber, o ar-condicionado faz parte dos requisitos para o cadastro de automóveis na plataforma e cabe ao passageiro a decisão de ligar ou não

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99 vai oferecer câmera que grava imagens dentro e fora dos carros a motoristas. Foto: Chico Guedes

Taxa para ligar ar-condicionado não deve ser cobrada. Foto: Chico Guedes

Para a Uber, o motorista não pode cobrar pelo uso de ar-condicionado durante as corridas. A cobrança de uma taxa para que o carro fique climatizado durante o trajeto está sendo adotada por vários motoristas. Alguns colocam avisos dentro dos veículos. Os usuários não estão nem um pouco satisfeitos, principalmente com as altas temperaturas registradas nos últimos meses.

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“Eu sempre utilizo o Uber para ir trabalhar. Se tornou raro o veículo chegar com o ar-condicionado ligado. Em alguns casos os motoristas falam que o aparelho está quebrado. Já me falaram que o ar não estava dando conta, por este motivo os vidros estavam abertos. Mas também já me cobraram uma taxa para ligar. Eu penso que é errado. Mas me sinto constrangida e até insegura em contestar”, disse a advogada Ane Coimbra.

A advogada está certa. A taxa não deve ser cobrada do usuário. Para tirar a dúvida, entramos em contato com a Uber que respondeu por meio de nota. De acordo com a empresa, o ar-condicionado faz parte dos requisitos para o cadastro de automóveis na plataforma. E isso vale para todas as viagens. Já o uso ou não do ar-condicionado deve ser de acordo com a preferência do passageiro.

A Uber também informou que os motoristas são proibidos de realizar cobranças de taxas extras para ligar o ar-condicionado. Isso porque todos os valores pagos durante a corrida devem ser estabelecidos no próprio aplicativo. Dessa forma, a cobrança por fora representa uma infração às regras da plataforma.

O que fazer

Mas o que o passageiro deve fazer se precisar pagar uma taxa extra para que o ar-condicionado seja ligado? “Reclamação. Não é interessante para o motorista que o passageiro reclame do serviço prestado. A pessoa vai dar uma estrela, vai reclamar e a gente sabe que a avaliação do motorista é condição para ele continuar na plataforma”, disse a advogada especialista em Direito do Consumidor, Suellen Mendes.

Suellen explicou que como informado pela Uber, a contratação do ar-condicionado está inclusa naquela prestação de serviço. O fato de climatizar o carro não justifica a mudança de categoria do serviço. “Desta forma, parece, que a cobrança é abusiva”, reforçou.


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