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Ar-condicionado ligado é obrigatório em carros de aplicativo. Entenda

Passageiros que andarem em carros de aplicativo sem ar-condicionado devem reportar e fazer reclamação no próprio app ou a secretaria responsável

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Na imagem aparece a mão de uma mulher mexendo no botão de controle do ar-condicionado de um carro

Ar-condicionado em carros de aplicativo passam a ser obrigatórios. Foto: Freepik

O Governo do Rio de Janeiro determinou que os motoristas de carros de aplicativo não podem cobrar qualquer valor adicional pelo uso do ar-condicionado durante as corridas. A determinação foi publicada nesta segunda-feira (08) no Diário Oficial e considera a prática abusiva.

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A partir de agora, as plataformas precisam informar quanto ao uso do ar-condicionado em todas as categorias disponíveis nos aplicativos. Caso o veículo descumpra a norma da obrigatoriedade do ar-condicionado ligado, ele deve ser desligado da plataforma temporariamente.

“Enquanto não houver a adequação das plataformas de serviço de transporte de passageiro por aplicativo, quanto a clareza das informações sobre o uso ou não do ar-condicionado em todas as categorias dos serviços disponíveis, todos os veículos prestadores de serviço deverão circular com ar-condicionado ligado, sem cobrança de valores extras diretamente ao consumidor, independentemente da categoria do serviço contratado“, diz um trecho da resolução.

No caso do Rio de Janeiro, para os consumidores que se sentirem lesados pela falta de ar-condicionado no veículo, é possível fazer uma reclamação no aplicativo, mas também entrar em contato com a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor pelo WhatsApp no número (21) 99336-4848.

Passageiros reclamam

Muitos passageiros que utilizam os serviços de aplicativo reclamam sobre a falta do ar-condicionado nos veículos principalmente no período de verão, em que as temperaturas no ES chegam a mais de 35 ºC.

“Eu sempre utilizo o Uber para ir trabalhar. Se tornou raro o veículo chegar com o ar-condicionado ligado. Em alguns casos os motoristas falam que o aparelho está quebrado. Já me falaram que o ar não estava dando conta, por este motivo os vidros estavam abertos. Mas também já me cobraram uma taxa para ligar. Eu penso que é errado. Mas me sinto constrangida e até insegura em contestar”, contou a advogada Ane Coimbra.

Ao contrário do que os motoristas falam, a Uber explica que o ar-condicionado faz parte dos requisitos para o cadastro de automóveis na plataforma. E isso vale para todas as viagens. Já o uso ou não do ar-condicionado deve ser de acordo com a preferência do passageiro.

Advogada explica

A advogada Suellen Mendes explica que a cobrança de um valor extra para o uso do ar-condicionado é uma prática abusiva por parte do motorista. De acordo com ela, fazer a reclamação é a principal maneira de combater essa prática.

“Não é interessante para o motorista que o passageiro reclame do serviço prestado. A pessoa vai dar uma estrela, vai reclamar e a gente sabe que a avaliação do motorista é condição para ele continuar na plataforma”, disse.

Segundo ela, a contratação do ar-condicionado está inclusa na prestação de serviço. O fato de climatizar o carro não justifica a mudança de categoria do serviço. “Desta forma, parece, que a cobrança é abusiva”, reforçou.


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