fbpx

Dia a dia

WhatsApp lança ferramentas que aumentam privacidade e evitam golpes

Aplicativo adiciona alertas contra golpes e função de privacidade avançada para impedir exportação e uso indevido de mensagens

Publicado

em

WhatsApp disponibilizou mais uma função para organizar os contatos. Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

WhatsApp disponibilizou mais uma função para segurança do usuário. Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

O WhatsApp anunciou novas ferramentas para aumentar a proteção dos usuários contra golpes e uso indevido de mensagens. A plataforma vai exibir um “resumo de segurança” ao ser adicionado a grupos por pessoas que não estão na lista de contatos. Será possível ver a data de criação do grupo, identificar contatos em comum e sair sem precisar abrir as mensagens.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Entre as medidas, o aplicativo também mostrará dicas para evitar fraudes, como a mensagem “Cuidado com golpes: não compartilhe informações pessoais com desconhecidos”, acompanhada de um link com exemplos comuns. Em mensagens individuais de desconhecidos, não há previsão dessa ferramenta.

A empresa informou que já removeu 6,8 milhões de contas ligadas a operações criminosas, que atuavam em esquemas como pirâmides financeiras, investimentos falsos e tarefas pagas, como curtir vídeos no TikTok para ganhar dinheiro.

A meta é reduzir crimes virtuais que usam o aplicativo como isca. Golpistas têm recorrido a dados reais obtidos em vazamentos para enganar vítimas, inclusive com perfis verificados que simulam empresas legítimas. No Brasil, mais de 150 milhões de pessoas utilizam o WhatsApp, o que amplia o alcance das ações fraudulentas.

Privacidade Avançada

Outra novidade é a “Privacidade Avançada de Chats”, que impede a exportação de conversas, o download automático de arquivos e o uso de mensagens por ferramentas de inteligência artificial. O recurso vale para conversas individuais e grupos, especialmente em casos que envolvem assuntos sensíveis.

Para ativar, basta acessar as configurações do chat e selecionar a opção de privacidade avançada. Essa é a primeira versão da ferramenta, que deve ganhar ajustes para ampliar a proteção nos próximos meses.

“Achamos que este recurso é ideal para grupos em que nem todos se conhecem bem, mas onde as conversas são delicadas, como discutir questões de saúde em grupos de apoio ou organizar sua comunidade em torno de algo importante para você”, explicou a plataforma.