Dia a dia
Você lembra das câmeras tagarelas? Elas vão voltar!
Dispositivos que dão bronca em tempo real em quem comete irregularidade no trânsito, despeja lixo em local proibido, cria tumulto ou comete crime serão religados na Serra
“Avisamos aos presentes que suas imagens estão sendo gravadas e poderão ser utilizadas pela Polícia Militar”. A mensagem era veiculada de meia em meia hora na praia de Jacaraípe e na Avenida Central, em Laranjeiras, na Serra, em 2008. As responsáveis pela mensagem de alerta eram câmeras tagarelas, como ficaram conhecidos os dispositivos equipados com um aplicativo que permitia ao operador dar broncas em tempo real em quem cometia uma infração. Pode ser de uma irregularidade no trânsito e despejo de lixo em local proibido até um princípio de tumulto ou tentativas de crimes.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A prefeitura da Serra informou que os equipamentos funcionaram somente naquele ano por conta da mudança do sistema e da tecnologia que era usada pelo município ainda quando a maior parte das câmeras eram fornecidas pelo governo do Estado. Mas vão voltar a funcionar. Segundo a secretaria de Defesa Social, o novo sistema de segurança que será implantado na cidade a partir de julho vai permitir o uso das câmeras tagarelas. Os equipamentos são instalados em postes, têm alto-falantes acoplados., giram em 360º e têm zoom capaz de focalizar até dois quilômetros de distância.
Em Vila Velha, o sistema de câmeras tagarelas teve início em 2012, mas já deixou de ser usado. Em Cariacica, os dispositivos foram usadas na Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande, em 2017. As duas prefeituras informaram que não há previsão de retorno das operações.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui