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Vitória vai ganhar novo cartão postal em setembro

Trecho entre Resistência e Nova Palestina será inaugurado em setembro como parte da requalificação da orla

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Visita às obras da nova orla de Resistência, em Vitória

Visita às obras da nova orla de Resistência, em Vitória. Foto: Marcos Salles

A partir de setembro, a cidade de Vitória ganhará um novo cartão postal e, com ele, um marco simbólico: a aposentadoria da conhecida “curva da morte”, na Avenida Serafim Derenze. O motivo é a inauguração da primeira ciclopassarela da Grande São Pedro, que vai ligar os bairros Santo André, Redenção, Nova Palestina e Resistência. A estrutura faz parte da segunda etapa do projeto “Vitória de Frente para o Mar”.

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O anúncio foi feito nesta quinta-feira (24) pelo prefeito Lorenzo Pazolini durante visita às obras, que já estão com 40% executadas. A entrega está prevista para o mês do aniversário da capital capixaba.

Obra conecta bairros e estimula mobilidade

A nova ciclopassarela integra um pacote de investimentos de R$ 107,7 milhões, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ao todo, serão 4,04 quilômetros de obras, incluindo ciclovias e requalificação de ruas que margeiam o manguezal da região.

Além da mobilidade, o projeto prevê também a revitalização de espaços urbanos e ambientais. Estão incluídos passeios contínuos à beira-mar, decks, rampas de acesso para barcos, iluminação pública, drenagem, academias ao ar livre e áreas de lazer para todas as idades.

A primeira etapa da requalificação da orla, entregue em julho de 2024, já havia transformado os trechos de São Pedro e Ilha das Caieiras com 1.160 metros de infraestrutura urbana e paisagismo, ao custo de R$ 96 milhões.

Foco em turismo, mobilidade e geração de renda

Segundo a prefeitura, o objetivo do “Vitória de Frente para o Mar” é requalificar as orlas da capital, conectando bairros com infraestrutura adequada, melhorando a mobilidade e estimulando a economia local. Entre as ações previstas estão a construção de equipamentos turísticos, como a Praça do Papa na Rua São Pedro, e espaços voltados à pesca, com queimadores de mariscos para pescadores e desfiadeiras de siri.

“Vitória é uma cidade em transformação. E a Grande São Pedro está incluída nesta agenda. Estamos cuidando da mobilidade, da qualidade de vida, do incremento ao turismo, da geração de emprego e renda”, afirmou Pazolini.

Mudança é comemorada por moradores

A nova ligação entre Nova Palestina e Resistência deve substituir um dos trechos mais perigosos da cidade para ciclistas e pedestres. “Antes, quem precisava passar de bicicleta enfrentava a ‘curva da morte’. Agora, o trajeto ficou muito mais fácil e seguro”, disse o prefeito.

A obra também inclui a requalificação de escadarias, como a da Rua São João Batista, antiga demanda da comunidade. “Este é um grande sonho para a nossa comunidade, e se torna realidade”, afirmou João Batista, líder comunitário de Resistência.

Com mais de R$ 200 milhões investidos apenas na região da Grande São Pedro, o projeto consolida uma mudança urbana e social, com foco em infraestrutura, segurança viária, valorização ambiental e inclusão.

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