Dia a dia
Vitória usa inteligência artificial em semáforos. Entenda!
Agora, os semáforos se comunicam entre si, ajustando os tempos de sinalização com base nas condições de tráfego em tempo real, em Vitória
O trânsito da capital agora conta com inteligência artificial. Há seis meses, a Prefeitura de Vitória iniciou a instalação de um sistema de tráfego adaptativo local. O sistema usa sensores para monitorar o fluxo de veículos, pedestres e ciclistas, ajustando os tempos de sinalização dos semáforos conforme a demanda em tempo real, com o objetivo de reduzir congestionamentos e melhorar a fluidez do tráfego.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“O sistema analisa o fluxo de tráfego e ajusta os tempos de semáforo automaticamente. Isso ajuda a evitar engarrafamentos e torna o trânsito mais eficiente”, explicou o secretário de Transportes, Alex Mariano.
A tecnologia já foi implantada em diversos cruzamentos da cidade, como na Avenida Marechal Campos, próximo ao Hospital das Clínicas, e na Avenida Saturnino Rangel Mauro com a Avenida Ferreira Coelho. Antes da instalação, a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) estudou o comportamento dos motoristas, o volume de veículos e a sinalização local para garantir a eficácia da tecnologia.
Agora, os semáforos se comunicam entre si, ajustando os tempos de sinalização com base nas condições de tráfego em tempo real. Isso não só melhora o fluxo de veículos, como também aumenta a segurança nas vias e contribui para a eficiência energética do sistema.
A cidade continua implantando o sistema em novos cruzamentos.
Como funciona?
“A câmera faz a leitura veicular na faixa de rolamento, acionando o estágio adequado para cada local. Já em cruzamentos próximos, o adaptativo se alinha aos ciclos semafóricos”, detalhou o secretário.
O sistema utiliza sensores instalados nos semáforos e nas ruas para detectar o fluxo de veículos, pedestres e ciclistas. Os dados são analisados por algoritmos, que ajustam os tempos dos semáforos em tempo real para otimizar o tráfego.
“Entre os benefícios estão a redução de congestionamentos, a melhoria da fluidez do tráfego, o aumento da segurança e a maior eficiência energética”, ressaltou Alex Mariano. “Essa é uma ação para planejar a cidade do futuro.”
Antes de implantar o sistema em cada cruzamento, são analisados fatores como o volume de veículos, o comportamento de motoristas e pedestres, e as características da via, como o sentido de circulação e a sinalização existente.
Locais que já receberam os adaptativos:
Avenida Marechal Campos x Hospital das Clinicas
Avenida Marechal Campos x Hemocentro
Avenida Saturnino Rangel Mauro x Pedestre
Avenida Ferreira Coelho x Neves Armond
Rodovia Serafim Derenzi x Ru Ozias Sarmento Rodrigues
Próximos a serem instalados em Vitória
Aenida. Paulino Muller x Ernestina Pessoa
Avenida Hugo Viola x Rua Carijós
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui