fbpx

Dia a dia

Vitória: protesto, confronto e homem baleado em Tabuazeiro

Os policiais foram até a praça de Tabuazeiro averiguar denúncias de tráfico, que relatavam a presença de pessoas processando drogas em um parquinho

Publicado

em

Protesto, confronto e baleado em Tabuazeiro, em Vitória

Protesto, confronto e baleado em Tabuazeiro, em Vitória. Foto: reprodução

Um grupo de moradores do Morro do Macaco, em Tabuazeiro, Vitória, realizou um protesto que bloqueou a Avenida Maruípe por cerca de 15 minutos, na noite desta quinta-feira (19). O motivo da manifestação foi o ocorrido algumas horas antes, quando um jovem de 21 anos foi baleado na praça da comunidade. Os manifestantes afirmam que o rapaz era autista e inocente.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Em vídeos que circulam nas redes sociais, os moradores relatam que o jovem teria se assustado e corrido quando a polícia chegou na região, afirmando ainda que ele possui laudo que atesta ser portador do transtorno do espectro autista (TEA).

Os manifestantes levantaram cartazes pedindo mais segurança e questionando a ação policial. Por outro lado, a Polícia Militar relaciona o jovem ao tráfico de drogas e nega qualquer registro de deficiência intelectual.

Em resposta, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, afirmou que o jovem fazia parte de um grupo que iniciou o confronto com os policiais. Segundo o coronel, os agentes foram até a praça para averiguar denúncias de tráfico, que relatavam a presença de pessoas manuseando drogas em um parquinho. Quando os PMs chegaram, o confronto começou.

“Eles correram para uma região de mata. A outra equipe estava cercando a região e foi recebida a tiros. A equipe que abordou no parquinho também foi recebida a tiros. Houve o pronto revide, em legítima defesa e no estrito cumprimento do dever legal. Quando entramos na mata, encontramos o indivíduo”, explicou Caus.

Ainda segundo o comandante-geral da Polícia Militar, o ferido foi socorrido e levado ao Hospital São Lucas.

O coronel Douglas Caus também informou que o jovem já possuía antecedentes criminais, com registro de tráfico de drogas em 2023, e estaria portando uma arma de uso exclusivo das forças policiais no momento do confronto. As tropas da Polícia Militar permanecem no local para combater a atuação de traficantes na região.

Na praça do bairro, onde estava sendo manuseada droga, foram apreendidas 147 buchas de maconha, 1 tablete de crack, 40 unidades de haxixe, 1 porção de maconha de 150 g, uma faca e um martelo.

“É inadmissível que uma praça pública, onde as famílias deveriam se reunir para passear com suas crianças, seja utilizada por criminosos armados para embalar drogas em plena luz do dia. A sociedade não pode aceitar que essa prática delituosa ocorra e pode denunciar de forma anônima pelo 181”, publicou Douglas Caus em uma rede social.