Dia a dia
Vitória é a segunda cidade mais competitiva do Brasil
Segundo o estudo, Vitória ultrapassou São Paulo e ficou atrás apenas de Florianópolis

Vitória alcançou um marco histórico no desenvolvimento urbano e na gestão pública. Foto: Divulgação (PMV)
Vitória registrou um avanço histórico na gestão pública e no desenvolvimento urbano. A capital capixaba alcançou a 2ª colocação nacional no Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Esse é o melhor desempenho da cidade desde a criação do levantamento, em 2020.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A capital do Espírito Santo superou São Paulo e ficou atrás apenas de Florianópolis (SC), líder do ranking. Em 2023, Vitória já havia conquistado o 3º lugar.
Entre os resultados de destaque, está o 1º lugar no pilar Capital Humano, reflexo da qualificação da mão de obra local. No pilar Acesso à Saúde, Vitória subiu 18 posições, alcançando a 4ª colocação nacional, impulsionada por melhorias na cobertura vacinal e no atendimento pré-natal.
Outro indicador relevante foi o de Mortalidade Materna, no pilar Qualidade da Saúde. A cidade ficou em 1º lugar ao registrar zero mortes a cada 10 mil mulheres.
Na gestão pública, Vitória obteve o 4º lugar nacional no pilar Funcionamento da Máquina Pública. O resultado foi impulsionado pela boa avaliação das informações contábeis e fiscais e pela agilidade na abertura de empresas.
O ranking, em sua sexta edição, avalia 418 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes. São 65 indicadores divididos em 13 pilares, que incluem Segurança, Sustentabilidade Fiscal, Meio Ambiente, Educação, Saneamento, Inovação e Dinamismo Econômico.
Para o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, o resultado reforça a importância da boa gestão. “Esse ranking mostra que Vitória está no caminho certo. Isso é fruto de um trabalho coletivo, que envolve a dedicação da gestão, dos servidores e de toda a população capixaba”, afirmou.
