fbpx

Dia a dia

Vitória é a capital com mais acesso a bibliotecas e concertos

Pesquisa aponta capital capixaba acima da média em 10 de 14 atividades culturais e referência em participação popular

Publicado

em

Festival de Cinema de Vitória acontece no Sesc Glória. Foto: Reprodução/Sesc

Festival de Cinema de Vitória acontece no Sesc Glória. Foto: Reprodução/Sesc

Dados inéditos da pesquisa Cultura nas Capitais revelam que Vitória é a capital brasileira onde a população tem maior acesso a bibliotecas (35%) e concertos (14%). Segundo o levantamento, a capital do Espírito Santos está acima da média das capitais brasileiras em 10 de 14 atividades culturais pesquisadas – nas outras quatro, está dentro da média

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Esses são alguns dos dados revelados nesta quarta-feira (10) em evento no Palácio Anchieta pela pesquisa Cultura nas Capitais, maior levantamento sobre o tema já produzido no Brasil. O estudo analisou o comportamento dos moradores das 26 capitais e do Distrito Federal.

O levantamento avaliou o acesso da população a 14 atividades culturais, considerando se a pessoa participou ao menos uma vez nos 12 meses anteriores à entrevista. Foram analisados: cinema; shows de música; festas populares; museus; teatro; espetáculos de dança; circo; feiras de livro; saraus ou batalhas de poesia; concertos de música erudita; bibliotecas; leitura de livros; jogos eletrônicos; e visita a locais históricos.

“A pesquisa deixa claro como o acesso aumenta conforme a renda e a escolaridade. Mostra também que idosos são os mais excluídos das atividades culturais”, afirma o diretor da pesquisa, João Leiva.

Acesso às atividades culturais

De acordo com os números da pesquisa, Vitória aparece acima da média das 27 capitais brasileiras em 10 das 14 atividades pesquisadas e dentro da média nas quatro restantes – museus, teatro, feira do livro e circo.

A cidade lidera a pesquisa no que tange ao acesso da população a bibliotecas, com 35%, contra 25% de média nas capitais; também está na frente na frequência dos moradores a concertos, com 14%, contra 8% na média.

Os dados de Vitória mostram altos índices de visita a locais históricos (56%, só atrás de Florianópolis), shows de música (47%, também só abaixo de Florianópolis), dança (31%, colado em Manaus, que tem 32%) e saraus (16%, novamente só atrás de Florianópolis).

“Vitória está entre as capitais com maior percentual de moradores que estão ou já passaram pelo ensino superior. Como a educação é o fator que mais influencia o acesso a atividades culturais, isso ajuda a explicar os bons resultados da cidade”, diz João Leiva.

É a capital onde mais gente diz que faz atividades perto do bairro onde mora: 42%, contra média de 30%; e é onde menos gente diz que faz atividades longe do bairro onde mora: 39%, contra média de 55% entre todas as capitais do Brasil. Por fim, 19% dos moradores de Vitória disseram frequentar atividades no bairro de residência.

A pesquisa perguntou a todos os entrevistados qual espaço cultural mais frequentam na capital onde moram – em Vitória, essa lista conta com 130 locais. Os parques e praças são os locais mais citados como espaços culturais mais frequentados: 22% dos entrevistados os mencionam. Ao todo, são 29 lugares desse tipo – o mais lembrado foi o parque Moscoso (7%).

Museus e teatro

Em relação a museus, o acesso em Vitória é de 26%, segundo a pesquisa, em linha com a média das capitais, que é de 27%. Os dados ainda indicam significativo potencial de crescimento do público de museus na capital capixaba: 29% dos moradores não foram, mas manifestaram alto interesse em ir.

Os resultados da pesquisa também mostram que a ida dos moradores de Vitória a museus está relacionada ao aprendizado para mais de metade da população: 51% dizem que vão a museus para adquirir conhecimento. Entre os que não frequentam, a falta de tempo (40%) e a falta de informação (9%) foram os principais motivos.

O acesso ao teatro também ficou em 26% em Vitória, em empate técnico com a média das capitais, com 25%. Das pessoas que disseram ter ido ao teatro, 60% citaram que assistiram a peças para o público adulto, 57% foram a peças musicais, 54% ao teatro infantil e 30% à comédia stand-up.

Preferências gastronômicas

Vitória está entre as capitais com o maior percentual de pessoas (59%) que cita peixes e frutos do mar como o principal prato típico da cidade. O grande responsável pelo resultado é a moqueca capixaba — 40% citam esse prato e 18% citam “moqueca”, genericamente. A torta capixaba (28%) também é relevante.