fbpx

Dia a dia

Vila Velha terá estacionamento exclusivo para patinetes 

A medida foi adotada para que os patinetes não sejam deixados em calçadas ou em frente às garagens

Publicado

em

patinete em vila velha

O calçadão da orla de Vila Velha começou a ganhar estacionamento para os patinetes. Foto: Divulgação (Jet)

Para evitar que os patinetes sejam deixados na frente de garagens e em locais que dificultam a passagem de pedestres, a Jet, empresa responsável pelos equipamentos, começou a criar estacionamentos exclusivos para que os usuários possam deixá-los em espaços mais seguros. 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A princípio, as vagas estão sendo demarcadas no calçadão da orla do município. Mas em breve outras áreas da cidade também terão os estacionamentos delimitados para o uso dos equipamentos. 

Segundo a empresa, a iniciativa é acompanhada de outras ações de orientação aos usuários. Pelo aplicativo, o morador ou turista já recebe vídeos de curta duração informando sobre como ativar e dirigir de forma correta o equipamento. 

“Ao mesmo tempo, ele também é recomendado a estacionar o patinete em pontos virtuais de modo a não atrapalhar o fluxo de pedestre e outros veículos”, explicou a Jet em nota.

A empresa afirmou ainda que há uma equipe de instrutores que se reveza nos principais pontos da orla de Vila Velha diariamente com o objetivo de orientar os usuários sobre o uso correto do equipamento. “Recentemente, a JET vem desenvolvendo ações educativas de segurança no trânsito, como no Parque Estadual da Prainha e no Parque Urbano de Cocal”.

A próxima edição será no próximo domingo, das 14 às 21 horas, no Parque Estadual da Prainha, onde os instrutores vão orientar a população sobre as regras de trânsito dos patinetes elétricos. 

“Ali, os interessados serão informados sobre o uso do aplicativo e poderão ter breves aulas de direção segura referente a condução com cones, sistema de freios, uso de acelerador e limites de velocidade da frota de patinetes”.

Notificação

Antes de criar vagas para os patinetes, a JET, empresa que administra o serviço, informou que os usuários que deixam os equipamentos fora dos pontos determinados são notificados e, futuramente, podem sofrer penalidades como pagamentos de multa pela irregularidade. 

Ainda de acordo com a JET, quando a viagem é iniciada, o usuário recebe vídeo de orientação do uso do equipamento e, logo no final, pelo aplicativo ele verifica no mapa tendo acesso a foto de como estacionar o veículo de maneira adequada. 

“Em caso de descumprimento, os usuários são notificados pelo celular. Vale ressaltar que, de todo modo, o cliente não pode parar o patinete a ponto de atrapalhar o trânsito, como: em frente às vagas de garagens e estacionamentos de automóveis e motocicletas, em rampas de acessibilidade, em faixas de pedestres ou no meio das ruas e calçadas”, disse a empresa por meio de nota.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui