Dia a dia
Vila Velha tem data para inaugurar centro que promete zerar fila da APAE
Com estrutura inédita em Vila Velha, espaço voltado a pessoas com deficiência será entregue no bairro Araçás

Centro Integrado Familiar para Pessoas com Deficiência Intelectual, Múltipla e Autismo, localizado em Araçás, Vila Velha. Foto: Everton Thiago/PMVV
A inauguração do Centro Integrado Familiar para Pessoas com Deficiência Intelectual, Múltipla e Autismo, em Vila Velha, já tem data confirmada: 2 de agosto, às 9h, no bairro Araçás. O espaço, considerado o maior do tipo no Espírito Santo, promete zerar a fila de espera da APAE no município, que atualmente tem cerca de 900 pessoas aguardando atendimento.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O anúncio foi feito pelo prefeito Arnaldinho Borgo nas redes sociais. Segundo ele, o novo centro vai garantir dignidade e acesso a cuidados especializados para quem mais precisa. A cerimônia de entrega contará com a presença do governador Renato Casagrande.
A nova unidade irá ampliar de 481 para 1.400 o número de pessoas com deficiência atendidas no município. A concessão de uso foi autorizada pela Lei Municipal nº 7.195, de 27 de maio de 2025. A Apae de Vila Velha, que completa 22 anos de atuação em 2025, será a responsável pela gestão do local.
Ver essa foto no Instagram
Estrutura com foco em inclusão
O centro ocupa um terreno de 12 mil m² e conta com área construída de quase 5 mil m². A estrutura abriga piscina terapêutica aquecida, quadra poliesportiva, centro educacional, espaço de convivência, área verde e ambientes destinados às famílias.
Além disso, o equipamento conta com unidade especializada para atendimento psicossocial, voltado ao suporte integral das pessoas com deficiência e seus familiares.
Projeto foi desenvolvido com apoio técnico e participação das famílias
A concepção do centro seguiu os princípios da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), assegurando acessibilidade arquitetônica, metodológica, instrumental e atitudinal.
O projeto foi elaborado com apoio técnico da Apae de Vila Velha e da Federação das Apaes, além da contribuição de familiares por meio de reuniões e audiências públicas. A obra é fruto de parceria entre a Prefeitura de Vila Velha e o Governo do Estado.
Vila Velha tem mais de 22 mil pessoas com deficiência
Segundo dados da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), Vila Velha é o segundo município do Espírito Santo com maior número de pessoas com deficiência, somando 22.836 habitantes nessa condição.
O novo centro foi batizado com o nome de Aloísio Borgo e se propõe a ser um marco no cuidado com a população com deficiência intelectual, múltipla e com autismo.
LEIA MAIS:
- Frente fria avança no Sul. E o tempo no ES?
- “Véio da Havan” estuda abrir megaloja da rede em Vila Velha
- Ufes terá novo curso de Medicina com 60 vagas no interior do ES
