Dia a dia
Vila Velha reforma calçadão e amplia estacionamento na orla
As obras na orla de Vila Velha atingem as praias da Costa e Itapuã

As obras na orla de Vila Velha vão melhorar o calçadão na Praia de Itapuã. Foto: Josué de Oliveira
A orla de Vila Velha está passando por intervenções que incluem a reforma de um trecho do calçadão da Praia de Itapuã e a ampliação do número de vagas de estacionamento na Praia da Costa. Quem passou pelo local durante o feriado percebeu a mudança no cenário de um dos principais cartões-postais do município.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Na Praia de Itapuã, a substituição das pedras portuguesas ocorre entre a Colônia de Pescadores e a rotatória que dá acesso à Avenida São Paulo. Para a execução das obras, parte do acostamento foi interditada, exigindo atenção redobrada dos motoristas que circulam pela região.
Pedestres, ciclistas e esportistas que utilizam o calçadão também precisam fazer desvios pelo asfalto no trecho em obras. À reportagem do portal ES360, a Prefeitura de Vila Velha informou que se trata de uma manutenção de rotina e que não há previsão de novas intervenções nesse momento. No entanto, a administração municipal não especificou um prazo para a conclusão dos serviços.

Uma obra vai ampliar o número de vagas na Praia da Costa. Foto: Divulgação (prefeitura)
Já na Praia da Costa, na Avenida Gil Veloso, na altura do Hotel Passárgada, a prefeitura executou uma obra de assentamento de meio-fio, que vai permitir a criação de novas vagas de estacionamento. Segundo o município, a intervenção se restringe a esse trecho da via.
Em 2023, após ser reeleito, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, afirmou à imprensa que existe um projeto de reurbanização entre o Clube Libanês e a Praia do Jockey de Itaparica, nas proximidades do Dunas Motel. A proposta prevê a ampliação da largura das ciclovias, a substituição total das pedras portuguesas e a melhoria da acessibilidade ao longo do calçadão.
Nova orla da Ponta da Fruta
A Ponta da Fruta, em Vila Velha, vai ganhar uma nova orla com 8 quilômetros de ciclovia e calçadão. Em entrevista, o prefeito revelou que a nova orla da Ponta da Fruta contará com ciclovia, calçadão, iluminação, pavimentação, além de parquinhos e academias ao longo do trajeto. Serão 3 km do Jockey até Ponta da Madalena e 8 quilômetros da nova Ponta da Fruta até Interlagos, totalizando 11 quilômetros de novas ciclovias e calçadão. “Nossa meta está prestes a ser alcançada, que é ter conectado o Libanês à nova Ponta da Fruta, com 32 km de orla”, completou Arnaldinho na ocasião.
A ordem de serviço para o trecho entre o bairro Interlagos e a Ponta da Fruta foi assinada no fim do ano passado durante evento com o governador Renato Casagrande. As intervenções vão contemplar um trecho de 6,5 quilômetros, que receberá drenagem, calçamento e ciclovia, alterando a infraestrutura viária e urbanística da orla. O projeto tem investimento total de R$ 38 milhões com recursos provenientes do Estado, além de contrapartida do Município.
Serão implementados 43.781 metros quadrados de pavimentação em blocos de concreto, garantindo maior durabilidade e estética ao local. A revitalização inclui 37.366 metros quadrados de novas calçadas, com foco em acessibilidade. O projeto contempla obras de drenagem para prevenir alagamentos e uma nova ciclovia, incentivando o uso de transportes alternativos e sustentáveis, além de plantio de grama e reflorestamento da área com espécies da Mata Atlântica.
Serão contempladas as vias: avenida Atlântica, rua Garoupa, avenida Antônio Leite, rua da Uva, avenida Silvio Baratella, avenida Três, rotatória avenida Três x rua Dois, rua Três, rua Nove, rua Maringá e ciclovia com rotatória pela avenida Três x rua Dois. A obra contempla também a instalação de equipamentos públicos de lazer na orla de Nova Ponta da Fruta.
