Dia a dia
Vila Velha anuncia a reconstrução da Ponte da Madalena
A promessa de reconstrução da ponte se arrasta desde quando ela desabou no dia 3 de dezembro de 2017 devido às fortes chuvas que atingiram o ES
Após quase seis anos do desabamento, a Ponte da Madalena, na Barra do Jucu, em Vila Velha, deverá ser reconstruída. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (18) por meio das redes sociais da Prefeitura de Vila Velha.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A promessa de reconstrução da ponte se arrasta desde quando ela desabou no dia 3 de dezembro de 2017 devido às fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo na ocasião, elevando o nível do Rio Jucu e provocando uma correnteza, que destruiu a estrutura.
No perfil do Instagram da Prefeitura de Vila Velha, foi anunciado que a Ponte da Madelena será reconstruída. “Num projeto arquitetônico moderno e ousado. A autorização de licitação está assinada e nos próximos dias iremos dar a ordem de serviço”, publicou.
“Projeto histórico para Vila Velha, estamos prestes a entregar uma nova Ponte da Madalena, atendendo a um antigo desejo da comunidade. Este será um marco importante em nossa jornada para aprimorar esta infraestrutura, que é mais do que uma obra física: é um símbolo de nossa identidade e conexão com a história da cidade e do Estado. Estamos comprometidos em realizar esta obra com responsabilidade e planejamento”, disse o prefeito Arnaldinho Borgo.
A secretária de Obras e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, lembrou que, desde o início da atual gestão, em janeiro de 2021, a prefeitura tem “guerreado para que a Ponte da Madalena saísse do papel”. “Não foi uma luta fácil. Até que prefeitura assumiu realmente a obra e atuou na busca da solução. Esse é um sonho da comunidade e do próprio prefeito Arnaldinho que está saindo do papel”, reforçou.
A empresa ou consórcio especializado vencedor do certame terá prazo de até 60 dias para finalizar os documentos técnicos, que vão viabilizar a obra. Superada essa etapa, a expectativa é de que a obra seja concluída no prazo de um ano, conforme consta na previsão do edital.
PONTE DA MADALENA
A Ponte da Madalena foi construída em 1896 e tem o nome em homenagem às Bandas de Congo da Barra do Jucu, que ficou famosa pela música “Madalena do Jucu”, do cantor e compositor Martinho da Vila.
Ela passou por um processo de restauração em 2015 e se tornou o portão de entrada da Reserva Ecológica de Jacarenema, que guarda uma rica diversidade de vegetação nativa do Espírito Santo.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui