fbpx

Dia a dia

Vídeo mostra casa tomada por cupins em Vila Velha

Os insetos apareceram na tarde desta segunda (02). Há relatos da infestação de cupins em Cristóvão Colombo, Soteco, Divino Espírito Santo, Itapoã e Centro

Publicado

em

Vídeo mostra casa tomada por cupins em Vila Velha

Vídeo mostra casa tomada por cupins em Vila Velha. Foto: leitor ES360

Imagine chegar do trabalho, sentar no sofá para descansar e se deparar com uma nuvem de cupins entrando na sua residência. Foi isso que aconteceu com moradores de alguns bairros de Vila Velha no fim da tarde desta segunda-feira (02).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Há relatos da infestação de cupins em Cristóvão Colombo, Soteco, Divino Espírito Santo, Itapoã e Centro. Um morador de Cristóvão Colombo fez um pequeno vídeo da cena que encontrou ao chegar em casa. Ele se assustou com a quantidade de insetos que se aproximava da lâmpada da sala. “Olha a quantidade de cupins! Nossa Senhora!”, disse, espantado, na gravação.

“Eram quase 18 horas quando cheguei. Foi só eu acender a lâmpada para eles começarem a entrar. Fiquei surpreso com a quantidade e usei a receita da minha mãe: coloquei uma bacia cheia de água perto deles. Mas eram tantos que uma bacia foi pouca”, contou o motorista Acir Rocha.

Pessoas que circularam pelo Centro de Vila Velha também se surpreenderam com a quantidade de cupins nas ruas no fim da tarde desta segunda-feira (02). “Eu estava voltando para casa de carro e vi muitos insetos nos postes. Dava para perceber as pessoas caminhando incomodadas”, disse a decoradora Neuza Santos.

Mas por que tantos cupins? É comum que apareçam em grande número nesta época do ano? Segundo o biólogo e mestre em Biologia Animal pela UFES, Daniel Gosser Motta, essas revoadas são comuns e esporádicas. “A revoada dos cupins acontece no período mais quente e úmido do ano (primavera e verão) e, como neste ano o inverno foi atípico, com muitos dias de calor, essa revoada pode ter sido antecipada”, explicou.

E o que são revoadas de cupins?

“A revoada ocorre quando os cupins reprodutores alados, chamados de aleluias, voam em busca de um parceiro para reprodução e de um novo local para formar uma nova colônia. No final das tardes quentes, eles são atraídos pela iluminação artificial das nossas casas. Por causa disso, é bom fechar as portas e janelas nesse período do dia. Isso é importante para evitar que os cupins entrem nas nossas casas e também para mantermos as populações de cupins vivas”, disse Daniel Gosser Motta.

Como evitar que entrem nas casas

A entrada dos cupins em casa pode gerar transtornos para o morador, mas, segundo o biólogo e mestre em Biologia Animal, o ideal é evitar a receita utilizada por pessoas mais antigas, de capturar os insetos com água na bacia, para evitar a mortandade dos mesmos. Ele deu uma dica para mantê-los longe das residências.

“Para evitar que eles entrem nas nossas casas, é principalmente a questão da luz. Mas como vou deixar a luz apagada à noite? A dica é deixar a porta e a janela fechadas, que a luz não vai pra fora e não vai atrair eles. Caso eles entrem na sua casa, apague a luz dentro de casa e acende alguma luz artificial do lado de fora, porque aí eles irão migrar para essa luz do lado de fora, e a irão sair, sem a necessidade do morador mata-lo. Assim o inseto não morre, não atrapalha a questão da ecologia, e também não deixamos dentro da sua casa, que podem comer livro, madeira, o que for.”

Nós entramos em contato com a Prefeitura de Vila Velha que respondeu por meio de nota que “faz o controle de infestação de insetos em áreas públicas.  Informa ainda que em terrenos e imóveis particulares a responsabilidade é do proprietário.”

 


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui