fbpx

Dia a dia

VÍDEO | Homem se pendura em fios para furtar cobre em Vitória

Furto de cobre em Vitória gerou perigo ao criminoso, que foi flagrado pendurado em fios de telefonia e internet

Publicado

em

Homem se pendura em fios para roubar cobre em Vitória

Homem se pendura em fios para roubar cobre em Vitória. Foto: Reprodução

Um vídeo que circula nas redes sociais flagrou a audácia de um homem pendurado entre dois postes na Avenida Leitão da Silva, próximo ao cruzamento com a César Hilal, em Vitória. Ele aparece roubando fios de cobre de cabos de telefonia e internet, em uma ação de risco, que impressionou pela ousadia do criminoso. A cena aconteceu no último domingo (12).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O furto de fios de cobre se tornou uma prática comum em diversas cidades do país, sendo motivado pela demanda do material, que é comercializado para alimentar o vício de usuários de drogas. O secretário municipal de Segurança Urbana de Vitória, Amarílio Boni, comentou sobre a situação: “Eles não estão preocupados com a segurança, mas com o dinheiro para alimentar o vício”, afirmou.

Boni explicou que muitas vezes os fios furtados são deixados visíveis por operadoras de telefonia e internet, que não fazem a retirada adequada após os serviços. “Esses cabos ficam expostos e acabam sendo alvo de furtos, já que as operadoras não estão mais utilizando cobre, mas outros materiais”, ressaltou.

Após a denúncia do roubo de fios nesse local, a viatura chegou a ir até a Avenida Leitão da Silva em duas ocasiões. Na primeira, a equipe encontrou o indivíduo, mas não localizou o material furtado. Na segunda, o criminoso já havia fugido.

O furto de fios e outros materiais, como cobre, tem sido uma das principais causas de ocorrência na cidade. O secretário também falou sobre as ações de combate ao crime, que incluem patrulhamentos preventivos e operações conjuntas com a Polícia Civil.

Combate ao furto

Em 2024, foram realizadas 67 conduções de indivíduos suspeitos de furto de fios em Vitória. Boni ainda destacou que as câmeras de segurança, com 1.118 unidades espalhadas pela cidade, ajudam nas operações e no monitoramento das áreas mais afetadas.

“Nosso trabalho é contínuo, e fazemos patrulhamentos para inibir essas práticas. O furto é, muitas vezes, um crime de oportunidade, e, quando a polícia chega ao local, o criminoso já fugiu”, completou o secretário.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui