Dia a dia
VÍDEO | Fred voltou? Elefante-marinho é visto no litoral do ES
O animal está sendo monitorado pelo Instituto ORCA, que orienta a população a manter distância para garantir seu descanso e segurança
![Elefante-marinho é flagrado no litoral do Espírito Santo](https://es360.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Elefante-marinho-e-flagrado-no-litoral-do-Espirito-Santo.png)
Elefante-marinho é flagrado no litoral do Espírito Santo. Foto: Reprodução/Instituto Orca
O litoral do Espírito Santo recebeu uma visita ilustre: um elefante-marinho foi avistado na Ilha do Meio, em Piúma. Esses gigantes dos mares costumam aparecer no litoral brasileiro em busca de descanso durante suas migrações.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Uma equipe do Instituto ORCA, uma Organização Não Governamental (ONG) capixaba que estuda e preserva a vida marinha, está a caminho do local para avaliar a situação. Ainda não é possível confirmar se o animal é o famoso Fred, que encantou os capixabas entre 2013 e 2017, porém, pelas imagens recebidas, especialistas acreditam que o animal seja juvenil, o que indicaria que não se trata do veterano Fred, mas de um novo visitante. No fim da tarde, o elefante-marinho retornou ao mar e seguiu sua migração, comportamento considerado comum para a espécie.
Segundo o Instituto ORCA, é importante que a população mantenha distância e evite interagir com o elefante-marinho, permitindo que ele descanse sem perturbações. Caso ocorra o encalhe de animais marinhos, o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Campos e Espírito Santo (PMP BC/ES) pode ser acionado pelo telefone 0800-991-4800.
Relembre o Fred
Essa não é a primeira vez que um elefante-marinho atrai a atenção de banhistas. Entre 2013 e 2017, o Espírito Santo foi palco das visitas de um elefante-marinho que se tornou famoso entre os capixabas. Apelidado de Fred, em referência ao jogador da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2014, o animal ganhou notoriedade ao aparecer em diversas praias do estado. Suas aparições atraíam curiosos e admiradores. Após 2017, Fred não foi mais avistado no litoral capixaba. Relatos indicam que ele foi visto no litoral da Argentina e do Uruguai em 2018, possivelmente seguindo seu ciclo natural de vida.
A presença desses animais em nossas praias é um lembrete da riqueza e diversidade da vida marinha que nos cerca. É fundamental que todos colaborem para garantir a segurança e o bem-estar desses ilustres visitantes.
Leia mais:
![](https://es360.com.br/wp-content/uploads/2019/06/logo-es360.png)