fbpx

Dia a dia

VÍDEO | Atleta capixaba salta da maior tirolesa do Brasil

“Pancas é um playground a céu aberto para esportes de aventura como escalada, base jump, parapente, e agora também terá a tirolesa”, disparou Caio

Publicado

em

Na primeira foto, Caio Afeto sobre no cabo de aço da tirolesa para saltar de base jump; na segunda foto ele está com os equipamentos de proteção posando pra foto

Caio Afeto salta de base jump em tirolesa de Pancas. Foto: Reprodução

Não, o maior circuito de tirolesas da América Latina ainda não foi inaugurado em Pancas, no Noroeste do Espírito Santo. No entanto, o atleta capixaba Caio Salomão Amador, conhecido como Caio Afeto, de 36 anos, usou os cabos de aço da estrutura para realizar um salto de base jump – salto de locais fixos – na última terça-feira (21).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A estrutura, com três quilômetros de extensão, começou a ser construída em março do ano passado. A estrutura, com mais de três quilômetros de extensão, é composta por duas tirolesas: a primeira tem cerca de 2.100 metros, e a segunda, cerca de 900 metros. O ponto mais alto terá cerca de 400 metros de altura e a velocidade será de até 120 km/h.

Caio Afeto foi o primeiro a saltar de base jump da maior tirolesa do Brasil. Apaixonado por esportes de aventura, o atleta capixaba tem um carinho especial pelo município que se destaca no esporte de aventura e pelas belas paisagens naturais como os Pontões Capixabas.

> Pedra Azul terá passeios de balão. Veja quanto vai custar!

“Eu já fui a Pancas várias vezes. Na última vez, em 2021, fiz o salto da Pedra do Camelo. Agora que estão finalizando a obra da tirolesa, achei interessante fazer esse salto. Pancas é um playground a céu aberto para esportes de aventura como escalada, base jump, parapente, e agora também terá a tirolesa”, disparou Caio.

Mesmo com mais de 500 saltos de base jump, pular de paraquedas da tirolesa foi emocionante para o atleta. “Cada salto é diferente. E não é só pelo salto em si, tem as pessoas que você conhece e acabam te auxiliando, tem o local. Tudo isso torna o esporte mais especial”, pontua.

Para o atleta, que também quer descer a tirolesa à sua maneira, a construção do circuito na cidade torna Pancas cada vez mais um destaque no esporte de aventura. Além disso, abre a possibilidade de as pessoas que não são atletas se aventurarem de forma segura e ainda aproveitarem a linda paisagem do local.

QUEM É CAIO AFETO?

O atleta começou a escalar no Espírito Santo em 2006 e, desde então, se dedica a esportes de aventura, como escalada, slackline e B.A.S.E. Jump. Em 2007, conheceu o slackline em um festival de escalada e, três anos depois, realizou seu primeiro HighLine na Gruta do Salitre, em Diamantina-MG. Ele se aventurou no B.A.S.E. Jump, vivendo intensamente essa prática.

Ele acumula inúmeras escaladas e travessias de highline no Brasil, África do Sul e Estados Unidos. Em 2012, foi o primeiro brasileiro a fazer o highline free solo na África do Sul, estilo mais extremo sem cadeirinha de segurança. Até hoje, completou mais de 100 highlines abertos.

MAIOR CIRCUITO DE TIROLESA DA AMÉRICA LATINA

A construção do maior circuito de tirolesas da América Latina, em Pancas, no Noroeste do Espírito Santo, está na reta final. O ministro do Turismo, Celso Sabino, confirmou ao prefeito Dr. Sidiclei, e ao vice-prefeito Guima, que estará presente na entrega do equipamento que está prevista para acontecer no início de julho.

No último dia 15, o ministro do Turismo, Celso Sabino, foi recebido na Câmara pelo deputado Da Vitória. Além de confirmar a presença no evento de inauguração da tirolesa em Pancas, ele expressou sua crença de que o circuito de tirolesas impulsionará o turismo do Espírito Santo e anunciou o envio de recursos para a região.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui