fbpx

Dia a dia

Ventos de 70 km/h causam destelhamento e quedas de árvores no ES

Rajadas provocaram danos em escola na Serra, arrastaram estruturas e derrubaram árvores em vários pontos da Grande Vitória

Publicado

em

Árvore de grande porte caiu na Rua Comissário Octávio Queiroz, em Jardim da Penha, e atingiu um food truck estacionado no local. Fotos: Divulgação

As fortes rajadas de vento que atingiram a Grande Vitória nesta sexta-feira (4) deixaram um rastro de danos em vários municípios da Região Metropolitana. Com picos de até 72 km/h registrados em Vitória, a ventania provocou a queda de árvores, destelhamento de escola e o deslocamento de estruturas em áreas públicas.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Na Serra, parte do telhado da Escola Estadual Belmiro Teixeira, no bairro Eurico Salles, foi arrancada pelos ventos. Moradores registraram em vídeo o momento em que as telhas foram lançadas sobre a rua e atingiram carros estacionados. Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), não houve feridos. A estrutura da escola tem laje, o que permitiu a manutenção das aulas. Uma equipe técnica foi enviada ainda na tarde de sexta para avaliação e adoção das providências necessárias.

Rajadas de vento arrancaram parte do telhado da Escola Estadual Belmiro Teixeira, no bairro Eurico Salles, na Serra

Rajadas de vento arrancaram parte do telhado da Escola Estadual Belmiro Teixeira, no bairro Eurico Salles, na Serra. Foto: Reprodução

Alerta para motoristas na Terceira Ponte

Com a continuidade dos ventos na região, a Ceturb-ES alertou motoristas sobre os cuidados ao trafegar pela Terceira Ponte. As rajadas na área estavam em torno de 45 km/h ao longo da tarde. A orientação é que motociclistas redobrem a atenção ou evitem a travessia, especialmente se a intensidade aumentar. Para os demais veículos, a recomendação é manter velocidade reduzida.

Segundo a Ceturb, o fechamento total da ponte só ocorre em casos extremos, quando as condições comprometerem a segurança da operação — o que leva em conta ventos, visibilidade e chuvas. Equipes de operação estão no local monitorando a situação e preparadas para atuar, caso necessário.

Árvores caídas e estruturas danificadas em Vitória

Em Vitória, a Defesa Civil registrou queda de árvores em diversos pontos. Um dos casos mais críticos ocorreu na Rua Comissário Octávio Queiroz, em Jardim da Penha, onde uma árvore de grande porte atingiu um food truck e interditou a via. Outros registros aconteceram na Praça Regina Frigeri Furno (também em Jardim da Penha), Rua das Palmeiras (Itararé), Praça Doutor Demócrito Freitas e Avenida César Hilal (Praia do Suá), além da região da Basílica de Santo Antônio. Equipes da Secretaria de Meio Ambiente atuam na remoção das árvores caídas.

Na Praça do Papa, parte da estrutura da Festa de São Pedro, que ainda não havia sido retirada pela empresa responsável, foi arrastada pelo vento. A Secretaria Municipal de Cultura informou que o prazo para desmontagem era de até oito dias, prorrogável mediante justificativa formal. Como o prazo não foi cumprido, a empresa foi notificada e deverá retirar imediatamente o material.

Por segurança, o Parque da Fonte Grande também foi fechado nesta sexta-feira. A reabertura está prevista para sábado (5), após uma nova avaliação das condições climáticas.

Estrutura remanescente da Festa de São Pedro foi arrastada pelos ventos na Praça do Papa, em Vitória

Estrutura remanescente da Festa de São Pedro foi arrastada pelos ventos na Praça do Papa, em Vitória. Foto: Reprodução

Vila Velha também registrou ocorrências

No município de Vila Velha, a Secretaria de Serviços Urbanos informou a queda de duas árvores: uma na Avenida Telmo Torres, na Praia da Costa, e outra na Rua Buenos Aires, em Araçás. Houve ainda o tombamento de uma estrutura de outdoor, que ficou apoiada sobre o muro de uma lanchonete na Rodovia do Sol, em Coqueiral de Itaparica. A Guarda Municipal esteve no local para sinalizar a via. Não houve feridos.

O Boulevard Shopping Vila Velha informou também que, devido aos fortes ventos registrados nesta sexta-feira (04), parte da estrutura do evento Geek XP foi comprometida. Por medida de segurança, a programação prevista para esta sexta-feira está cancelada.

“Reforçamos, no entanto, que o evento seguirá normalmente com todas as atrações programadas para o sábado (05) e o domingo (06), com a estrutura reforçada para garantir a segurança e o conforto do público”, informou.

Cariacica 

A Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria de Defesa Social, informou que a Defesa Civil registrou duas ocorrências de destelhamento, a primeira delas em uma casa no bairro de Campo Grande, e a outra, em Nova Valverde. Não houve vítimas. As equipes da Defesa Civil estiveram no local e orientaram para que os moradores providenciem os reparos necessários.
Informou, ainda, que também foi registrada ocorrências de quedas de árvores nos bairros Sotema, Campo Verde e Morada de Santa Fé. As equipes da Secretaria de Serviços já retiraram as árvores desobstruindo as vias.

Serra

A Defesa Civil da Serra informou que foram registrados seis acionamentos decorrentes dos ventos na cidade, nos bairros Nova Carapina I, Vista da Serra I, Vila Nova de Colares, Planalto Serrano e Eurico Salles. Todos os casos são de destelhamento.
Equipes da Defesa Civil foram enviadas aos locais e prestarão atendimento e apoio aos afetados. Até o momento, não há registro de vítimas, desalojados ou desabrigados
Em casos de emergência, a Defesa Civil da Serra pode ser acionada pelos telefones (27) 99938-9500 e (27) 99949-8612(ambos com WhatsApp).

Alerta segue para o litoral capixaba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve o alerta de ventos costeiros para todo o litoral do Espírito Santo até o fim da noite de sexta-feira. Classificado como “perigo potencial”, o aviso prevê possibilidade de novas rajadas em trechos do litoral capixaba.

A Defesa Civil segue atendendo ocorrências em andamento e orienta a população a evitar áreas com risco de queda de árvores ou estruturas. Em caso de emergência, o contato pode ser feito pelo telefone (27) 98125-0986.

LEIA MAIS: