Dia a dia
Veja as regras descumpridas pelo quiosque interditado em Vila Velha
Quiosque 04, conhecido como Quiosque do Vitalino, foi interditado no último domingo após receber pelo menos 11 notificações e autos de infrações
A Prefeitura de Vila Velha interditou na manhã do último domingo (29) o quiosque 04, na Praia de Itaparica, conhecido Quiosque do Vitalino. O motivo foi o descumprimento das normas legais de funcionamento, além do desrespeito à legislação ambiental.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A Guarda Municipal observou que o quiosque contava com 92 jogos de mesa, 42 jogos a mais do que o permitido. Também foi constatado a inexistência de licença para o uso de 49 bancos e 19 mesas. O local poderia ter 200 cadeiras, mas contava com 478, mais do que o dobro permitido. Além disso, outras irregularidades foram o minipalco instalado sem permissão e o triplo de tendas permitidas.
A interdição foi feita dois dias após a emissão de 11 notificações, além de três autos de infrações e apreensão de materiais no local. Apesar disso, o proprietário seguiu sem cumprir a legislação, o que gerou a suspensão temporária do local, com possibilidade de cassação da concessão do quiosque.
Relatórios
A fiscalização ambiental realizou vistoria nos quiosques da Orla de Itaparica e, “durante a vistoria, constatou-se, de forma geral, que há um respeito às delimitações de cercamento destinadas à regeneração da vegetação de restinga. Contudo, verificou-se que o Quiosque 04, conhecido como “Quiosque do Vitalino”, permanece utilizando uma área ambientalmente protegida.”
No relatório da Guarda Municipal, o texto diz que o quiosque “tem sido cenário de práticas ilícitas e comportamentos inadequados que comprometem seriamente a qualidade de vida na região, constituindo um exemplo claro de má conduta e de desrespeito às normas estabelecidas pela administração pública.”
Outro relatório divulgado foi o da Vigilância Sanitária. De acordo com ele, “foram encontrados no estabelecimento, alimentos sem procedência, sem identificação e validade, além de um ambiente de manipulação inadequado, sujo e sem organização, nos moldes do mencionado no relatório técnico.”
Outras fiscalizações
A Prefeitura informou que também realizou uma ação de fiscalização nos quiosques da orla nesta segunda-feira (30). O objetivo era notificar os estabelecimentos em descumprimento com a base na Portaria Conjunta N 001/2024 para o réveillon e verão. Os quiosques que foram notificados precisam se adequar senão também podem ser interditados.
As regras, estabelecidas pela Portaria Nº 001/2024, disciplina questões envolvendo ambulantes, quiosques, carros de som, churrasqueiras na praia, animais de estimação, normas para passagem do Ano-Novo e diversas outros temas que dizem respeito ao cidadão.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui