fbpx

Dia a dia

Vai esfriar mais! Grande onda de frio chega ao ES e vai derrubar as temperaturas

Massa de ar polar avança pelo país e derruba as temperaturas também no Espírito Santo a partir desta semana

Publicado

em

Chuva; tempo nublado. Foto: Danielli Saquetto

Alerta de chuva e frio para cidades do Espírito Santo. Foto: Danielli Saquetto

Prepare os casacos! A primeira grande onda de frio de 2025 está chegando e promete derrubar as temperaturas no Espírito Santo nos próximos dias. A previsão é de que o estado sinta os efeitos da massa de ar polar mais forte do ano até agora, que começa a avançar pelo país entre o fim de maio e o início de junho.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

De acordo com os modelos meteorológicos da Climatempo, o frio chega em dois momentos. O primeiro já deve ser sentido na quinta-feira (29), mas de forma mais leve. O segundo, previsto para começar entre sábado (31) e domingo (1º), será mais intenso e deve provocar as menores temperaturas do ano no território capixaba.

Espírito Santo sentirá frio, mas sem extremos

Segundo a Climatempo, o frio não será tão rigoroso quanto no Sul do país, onde há previsão de temperaturas abaixo de 0°C e até possibilidade de neve. No Espírito Santo, no entanto, os termômetros devem registrar mínimas abaixo dos 15°C nas regiões serranas, como Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante e Caparaó.

Nas cidades do litoral, como Vitória, Vila Velha e Linhares, as manhãs ficarão frias, com temperaturas entre 17°C e 19°C e tardes mais amenas.

O que torna essa onda de frio diferente é sua característica continental. Isso significa que a massa de ar polar avança pelo interior da América do Sul, sem passar pelo oceano, o que permite que ela chegue mais forte ao Sudeste e até a parte do Norte do país.

Onda de frio será intensa em boa parte do Brasil

No Sul, o frio será extremo, com geada, temperaturas negativas e possibilidade de neve em alguns pontos. Já no Centro-Oeste e Sudeste, inclusive em São Paulo, as mínimas podem ficar próximas de 0°C em áreas do interior.

Além do frio, a formação de um ciclone extratropical no oceano pode provocar ressaca e mar agitado também no litoral capixaba, principalmente entre sábado (31) e domingo (1º).

Previsão pode ter ajustes

Os meteorologistas alertam que a previsão ainda pode passar por pequenos ajustes, antecipando ou atrasando a chegada do frio. Mas, até agora, os modelos confirmam que a virada de maio para junho será marcada por temperaturas bem abaixo da média no Espírito Santo, na onda de frio mais forte do ano até agora.

LEIA MAIS: