fbpx

Dia a dia

Ufes terá novo curso de Medicina com 60 vagas no interior do ES

Autorização foi oficializada nesta terça (22) em Brasília. Primeiras turmas devem começar em 2026 com 60 vagas anuais

Publicado

em

Campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Goiabeiras, Vitória. Foto: Chico Guedes

Sem marmitas, Ufes decide suspender as aulas no Campus de Goiabeiras, Vitória. Foto: Chico Guedes

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) vai abrir um novo curso de Medicina com 60 vagas anuais no campus de São Mateus, no norte do Estado. A autorização foi oficializada nesta terça-feira (22), durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dos ministros Camilo Santana (Educação) e Alexandre Padilha (Saúde), além do governador Renato Casagrande e do reitor da Ufes, Eustáquio de Castro.

Oferta deve começar em 2026

A previsão é que as primeiras turmas iniciem já no primeiro semestre de 2026. O projeto inclui a construção de um novo prédio e aquisição de equipamentos, com investimento estimado em R$ 30 milhões.

Além disso, serão abertos concursos públicos para contratação de 60 docentes e 30 técnicos administrativos. O processo seletivo será conduzido pela própria universidade após a formalização das etapas junto ao Ministério da Educação (MEC).

Objetivo é fortalecer o SUS no interior

De acordo com o MEC, a iniciativa integra uma política nacional de ampliação da formação médica no interior do país, com foco no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A ideia é levar cursos de Medicina para regiões com baixa cobertura médica.

Com isso, São Mateus passa a ser o segundo município capixaba a contar com graduação em Medicina ofertada por uma universidade pública. Atualmente, o curso da Ufes é oferecido apenas em Vitória.

Etapas administrativas já estão em andamento

No início de julho, o reitor da Ufes esteve na Secretaria de Ensino Superior do MEC para alinhar os trâmites necessários. A partir da autorização oficial, a universidade pode iniciar os procedimentos administrativos para criação do curso.

O campus de São Mateus já abriga cursos como Enfermagem, Farmácia, Ciências Biológicas e Química. A chegada da graduação em Medicina deve consolidar o polo como referência na formação em saúde no norte capixaba.

LEIA MAIS: