fbpx

Dia a dia

Ufes pode ganhar novo campus presencial no interior do ES

Ufes analisa proposta para instalar unidade com cursos de inovação no município da região serrana do Espírito Santo

Publicado

em

Imagem de parte da infraestrutura disponível para a instalação do novo campus da Ufes

Imagem de parte da infraestrutura disponível para a instalação do novo campus da Ufes. Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) pode ganhar um novo campus presencial em Afonso Cláudio, na região serrana do estado. A proposta foi discutida nesta terça-feira (1º) em uma reunião entre o reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, e o prefeito do município, Luciano Pimenta.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O objetivo é ampliar o acesso ao ensino superior na região e impulsionar o desenvolvimento local com a oferta de cursos voltados à ciência, tecnologia e inovação.

Estrutura já está praticamente pronta

Segundo o prefeito, o município já possui um espaço com mais de 90% das obras concluídas, equipado com ginásio, refeitório, 14 salas de aula, laboratórios e auditório. A estrutura, inicialmente projetada para uma escola técnica, poderá ser adaptada para receber o campus da Ufes.

“Está praticamente tudo pronto na parte física. O governo do estado se comprometeu a concluir a obra”, destacou Luciano Pimenta durante o encontro, realizado no campus de Goiabeiras.

Curso de inovação será o primeiro da unidade

De acordo com o reitor Eustáquio de Castro, a expectativa é que o primeiro curso ofertado seja na área de ciência, tecnologia e inovação, atendendo às demandas da região e com uma proposta pedagógica diferente dos cursos tradicionais da Universidade.

“Nosso foco é que seja um curso moderno, inovador e conectado com as necessidades locais. Nossa previsão é encaminhar a proposta ao MEC ainda este ano”, afirmou.

Projeto segue em análise na Ufes

Atualmente, Afonso Cláudio já conta com um polo de ensino a distância da Ufes, vinculado à Universidade Aberta do Brasil (UAB). A criação de um campus presencial, no entanto, representa um avanço na oferta de ensino superior no município.

Uma comissão da Universidade analisa as adequações necessárias na infraestrutura e elabora o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) para que a proposta avance. Segundo a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Cristina Engel, a ideia é que o curso atenda tanto à população local quanto a estudantes de outras regiões.

O prefeito reforça que a chegada da Ufes será um motor para o desenvolvimento. “Esse campus não vai transformar só a nossa cidade, mas toda a região, gerando pesquisa, extensão e desenvolvimento”, destacou.

A expectativa é que, com a união dos governos federal, estadual e municipal, o novo campus se torne realidade nos próximos anos.

LEIA MAIS: