Dia a dia
Uber proíbe cobrança de taxa e motoristas devem ligar o ar condicionado
Além disso, a Uber recomenda que os motoristas da plataforma mantenham o ar ligado durante as corridas
Os motoristas da Uber estão proibidos de cobrar qualquer tipo de taxa extra para ligar o ar condicionado nas viagens feitas pela ferramenta. A medida foi adotada pela própria empresa, que ainda fez uma recomendação para o que o equipamento esteja ligado durante as corridas.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“Cobranças realizadas fora da plataforma representam violação às regras de segurança do Código da Comunidade e podem levar à desativação da conta do motorista parceiro envolvido”, diz um trecho do comunicado.
A empresa informou ainda que o ar condicionado é um requisito para o cadastro do carro na plataforma em qualquer modalidade de viagens e que o motorista deve realizar a manutenção para garantir as condições de funcionamento de todos os itens do veículo, o que inclui o ar-condicionado.
“Diante das recentes ondas de calor, a atenção a esse ponto torna-se ainda mais importante como forma de assegurar a saúde e o bem-estar tanto de motoristas parceiros como de seus passageiros”, informou a Uber.
No comunicado, a Uber diz ainda que as viagens que não atendem às expectativas dos usuários, como a não utilização do ar-condicionado, podem impactar diretamente o motorista, “uma vez que os passageiros podem cancelar a viagem, reportar a situação à plataforma ou avaliar a viagem considerando sua insatisfação”.
Passageiros reclamam
Muitos passageiros que utilizam os serviços de aplicativo reclamam sobre a falta do ar-condicionado nos veículos principalmente no período de verão, em que as temperaturas no ES chegam a mais de 35 ºC.
A advogada Suellen Mendes explica que a cobrança de um valor extra para o uso do ar-condicionado é uma prática abusiva por parte do motorista. De acordo com ela, fazer a reclamação é a principal maneira de combater essa prática.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui