fbpx

Dia a dia

Tudo sobre o tiroteio que matou aposentado na Mata da Praia

O bairro Mata da Praia foi cenário de uma troca de tiros. No crime, um advogado matou um aposentado com um tiro na cabeça

Publicado

em

O último fim de semana foi marcado por um verdadeiro “faroeste” na Mata da Praia, área nobre de Vitória. Na troca de tiros, o advogado Luis Hormindo França da Costa matou com um tiro na cabeça o aposentado Manoel de Oliveira Pepino. A confusão foi motivada por uma briga de vizinhos, causada por um cachorro. 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Dois dias após o crime, a Polícia Civil do Espírito Santo informou que o caso segue sob investigação da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória e detalhes da investigação não serão divulgados no momento. 

Vídeo mostra tiroteio que matou aposentado na Mata da Praia

O que se sabe sobre o crime: 

  • No sábado (20), por volta das 18 horas, o advogado Luis Hormindo França da Costa e o aposentado Manoel de Oliveira Pepino tiveram uma discussão por causa de um cachorro da vítima que circulava sem focinheira e coleira pelas ruas do bairro.
  • Após briga verbal, o aposentado foi até em casa pegar uma arma. Ao retornar, começou a troca de tiros. Em postagem feita pelo secretário de Segurança, Eugênio Ricas, foram cerca de mais de 30 tiros.
  • A viúva Marília Pepino declarou, em entrevista coletiva, que tentou evitar que o marido saísse armado, mas não conseguiu segurá-lo. Em entrevista, ela afirma também que o primeiro tiro partiu do advogado.
  • Câmeras de videomonitoramento de uma residência próximo ao local do tiroteio registraram toda a ação. Não é possível ver quem iniciou os disparos. Mas as imagens trazem sons dos disparos e a movimentação do advogado durante a briga, além de aparentemente o momento em que o aposentado é alvejado.
  • Durante a confusão, o cachorro do aposentado que teria motivado a briga também foi atingido por um tiro. O animal chegou a ficar internado, mas nesta segunda-feira (21) foi levado para o participar do velório do seu tutor.
  • O advogado Luciano Gagno, que faz a defesa do acusado, afirmou que seu cliente agiu em legítima defesa. Ele vai apresentar um pedido de habeas corpus nesta terça-feira para tentar conseguir a liberdade do acusado de matar o aposentado.
  • Nas redes sociais, o secretário de Segurança do Espírito Santo, Eugênio Ricas, disse que infelizmente a intolerância e falta diálogo levaram uma pessoa a perder a vida e classificou a ocorrência como um faroeste. “Famílias destroçadas pela violência. Não podemos deixar que a morte vença a paz! Triste situação…”, declarou.
  • No X, o governador Renato Casagrande também se pronunciou: “A troca de tiros em um bairro nobre de Vitória que resultou na morte de um dos envolvidos evidencia a cultura da violência presente na sociedade. Também é preciso registrar que a facilidade de acesso às armas torna desentendimentos entre as pessoas momentos de risco extremo. Combater a violência é dever do Estado, mas também de cada um de nós”.

Veja os vídeos: 

O que diz a Polícia Civil do Espírito Santo sobre o crime na Mata da Praia

A Polícia Civil (PCES) informou que o suspeito, de 33 anos, conduzido à Delegacia Regional de Vitória, foi autuado em flagrante por homicídio e por praticar ato de abuso contra cão, previsto no art. 32§ 1º-A da LEI 9.605/98. Ele foi encaminhado ao presídio. O corpo da vítima, um homem de 73 anos, foi encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória, para ser necropsiado. O caso segue sob investigação da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória e detalhes da investigação não serão divulgados, no momento.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui