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Tudo o que você precisa saber sobre a nova Terceira Ponte

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As faixas da Terceira Ponte terão 2,80 e 3,10 metros. Foto: Divulgação (Semobi)

Depois de muita expectativa e adiamentos, as obras de ampliação da Terceira Ponte e da Ciclovia da Vida finalmente serão entregues à população do Espírito Santo no próximo domingo (27). A solenidade vai contar com um verdadeiro espetáculo de luzes, efeitos especiais e apresentações musicais.

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A partir de agora, os motoristas que utilizam a via para ir a Vila Velha ou Vitória vão precisar ter atenção para as mudanças que foram implementadas no local.

A principal delas é em relação ao tamanho das pistas. Antes das obras, existiam duas faixas em cada sentido. Com a conclusão da ampliação serão três, sendo uma delas exclusiva para ônibus e carros em serviço, como táxi, ambulâncias e viaturas.

Veja abaixo um roteiro de tudo que você precisa saber para utilizar a Terceira Ponte e Ciclovia da Vida: 

Qual será o tamanho das faixas?

A estrutura atual conta com duas pistas, cada uma com 3,5 metros, nos sentidos Vila Velha e Vitória. Com a ampliação, uma terceira pista será adicionada, porém a largura das faixas será reduzida. A nova pista de 3,15 metros será reservada exclusivamente para ônibus, motocicletas e veículos de serviço, como viaturas, caminhões e ambulâncias. A pista central terá 2,80 metros e 3 metros a faixa da esquerda, um pouco mais larga que o projeto original.

Quem vai poder trafegar pela faixa exclusiva?

Essa faixa vai ser destinada exclusivamente para ônibus, motos e carros de serviço, como táxis, viaturas e ambulâncias. Como os carros de aplicativos não possuem identificação, estão proibidos de circular nessa faixa. Vans escolares também estão proibidas.

Os condutores que trafegarem na faixa exclusiva e que não estejam dentro dessas categorias estão sujeitos à penalidade prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A multa é considerada uma infração grave e o valor é de R$ 191,54. Além disso, os motoristas que cometerem essa infração podem ter o veículo apreendido e perder 7 pontos na carteira de habilitação.

Motociclistas terão que usar apenas a faixa exclusiva?

Para tentar evitar o uso do corredor, até porque houve estreitamento das pistas, os motociclistas vão poder utilizar qualquer uma das três faixas que serão criadas com a conclusão das obras da Terceira Ponte.

A velocidade máxima vai mudar e terão novos radares?

A princípio o Governo divulgou que seriam instalados novos radares ao longo da extensão da Terceira Ponte, além da redução da velocidade máxima permitida na via, que passará de 80km/h para 70km/h. No entanto, houve um recuo e a Semobi vai reavaliar a necessidade dos equipamentos.

Como será o trânsito de motos e ciclomotores?

Os veículos considerados como ciclomotores, que são as scooters elétricas, não serão permitidos trafegar pela ponte e nem pela ciclovia. A circulação desses veículos não é permitida em vias de trânsito rápido que não possuam acostamento, que é o caso da Terceira Ponte. 

Faixas da Terceira Ponte serão menores que as de outras vias?

Um levantamento feito pela reportagem do portal ES360 mostra que a largura das faixas da ponte serão menores do que a de algumas avenidas de Vitória, o que vai obrigar o motorista a ter mais cautela ao trafegar pela principal ligação entre Vitória e Vila Velha.

CICLOVIA DA VIDA

A fixação da estrutura da Ciclovia da Vida foi concluída em outubro de 2022, nos dois sentidos, como forma também de impedir o suicídio na via. No entanto, a ciclovia só será inaugurada junto com a ampliação da Terceira Ponte.

Será necessário pagar pedágio para usar a ciclovia?

O acesso será gratuito sem a necessidade de apresentar o Cartão GV, como foi cogitado anteriormente.

Só bicicletas podem acessar a ciclovia?

Sim. A Ciclovia da Vida será de uso exclusivo dos ciclistas. Ou seja, não será permitido fazer caminhadas ou atravessar a estrutura com veículos elétricos, como motos, patinetes e scooter, por exemplo.

A ciclovia terá botão de pânico?

O local terá sistema de videomonitoramento remoto e botões do pânico que poderão ser acionados em caso de acidentes, assalto ou até mesmo se algum ciclista passar mal. A novidade será implantada ao longo da estrutura. Ao todo, serão 12 dispositivos nos dois sentidos da ciclovia.

Quais situações a Ciclovia da Vida poderá ser bloqueada?

A Ciclovia da Vida poderá ter o acesso totalmente bloqueado em duas situações. Uma delas é devido às condições climáticas e em casos de resgate da Terceira Ponte. 

Quais serão os pontos de acessos para a ciclovia?

Os pontos de acesso partirão da ciclovia já existente da Avenida Champagnat, com uma nova estrutura construída sob o canal para ligar as duas faixas e permitir com que os ciclistas subam e desçam da Terceira Ponte. Pelo lado de Vitória, o ponto de partida e chegada será nas proximidades do quartel do Corpo de Bombeiros.

Ciclovia ficará aberta 24 horas?

A Ciclovia da Vida, localizada na Terceira Ponte, terá seu funcionamento restrito entre 5h30 e 22h30. Nesse período a via será fechada para as devidas manutenções e limpezas necessárias, assegurando a conservação da infraestrutura.

NÚMEROS DA OBRA

Extensão total da Terceira Ponte: 3.339 metros

Largura atual do tabuleiro da Terceira Ponte: 18,3 metros

Largura do tabuleiro da Terceira Ponte após as intervenções: 19,5 metros

Largura do tabuleiro da Terceira Ponte + Ciclovia da Vida: 25,5 metros

Altura do mirante: 75 metros

Quantidade de faixas de rolamento atualmente: 4

Quantidade de faixas de rolamento após as intervenções: 6

Número aproximado de funcionários no pico da obra: 250

Quantidade de aço da estrutura metálica: 3.000 toneladas


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