Dia a dia
Trump sai em defesa de Bolsonaro: “Não fazem nada além de persegui-lo”
Em postagem, presidente dos EUA acusa autoridades brasileiras de perseguição política e chama julgamento de Bolsonaro de “caça às bruxas”

Trump e Bolsonaro estiveram juntos em 2019, no Japão.Foto: Alan Santos/PR
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou sua rede Truth Social nesta segunda-feira (7) para fazer duras críticas às autoridades brasileiras e sair em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Esta é a primeira manifestação explícita de apoio desde que reassumiu a Casa Branca.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Trump comparou o que Bolsonaro enfrenta à sua própria trajetória política. Ele chamou o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) de “caça às bruxas” e prometeu acompanhar o caso de perto. “O Brasil está agindo de forma terrível no tratamento dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro”, escreveu.
Segundo Trump, Bolsonaro é alvo de perseguição constante. Ele afirmou que o ex-presidente brasileiro “não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo”. Também destacou o perfil do aliado, chamando-o de “líder forte” e “negociador duro no comércio”.

Texto traduzido publicado por Trump na rede Truth Social sobre Bolsonaro. Foto: Reprodução
Além disso, Trump criticou o processo eleitoral que levou à vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), classificando o resultado como “muito apertado”. Para o norte-americano, a população brasileira “não vai tolerar” o que considera um ataque a um adversário político.
Bolsonaro é réu no STF, acusado de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado. Também está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apesar disso, Trump afirmou que o ex-presidente brasileiro “está liderando nas pesquisas”.
O discurso do presidente norte-americano segue a mesma linha que adotou em relação a outros aliados políticos, como o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.
