Dia a dia
Treino e alimentação para encarar blocos no Carnaval de Vitória
Só no circuito de blocos criado pela prefeitura de Vitória serão mais de três quilômetros de percurso nos dias de carnaval
O clima de carnaval já está nas ruas e quem vai enfrentar a maratona da folia precisa tomar alguns cuidados para a energia não acabar antes da Quarta-Feira de Cinzas. Para isso, os especialistas ensinam dicas de como preparar o corpo e a alimentação para ter disposição de pular durante o feriadão prolongado.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Em Vitória, por exemplo, os foliões terão que ter fôlego e preparo físico para encontrar os cerca de três quilômetros do circuito criado pela prefeitura para o desfile dos blocos carnavalescos.
Para quem ainda não entrou no ritmo, o personal trainer Gabriel Negrelli, explicou que o ideal era que os foliões já tivessem começado a se preparar algumas semanas antes do carnaval, incluindo exercícios aeróbicos para melhorar a resistência e exercícios de força para melhorar o fortalecimento muscular.
“Porém, como está muito em cima, algumas dicas que posso dar para melhorar os dias de folia são hidratação, alongamento, descanso adequado, alimentação equilibrada e escolha de um calçado confortável”, orientou.
Alimentação para encarar o desfile dos blocos
A nutricionista Poliana Freitas explicou que aqueles que forem curtir a folia já precisam começar a se preparar agora com uma alimentação mais leve. No café da manhã, por exemplo, a orientação já é comer ovos, sucos e frutas. “Os pães também devem ser consumidos, já que são uma importante fonte de energia”, orientou.
Além disso, as refeições como almoço e jantar devem priorizar proteínas como frango e peixes, arroz, feijão e muita salada. E antes de ir de fato para a maratona de desfiles dos blocos, a nutricionista dá outras dicas.
“É fundamental a ingestão de isotônicos e sucos. Uma boa sugestão é o suco de beterraba com limão e uma pitada de sal. Isso vai permitir que tenha mais sódio na corrente sanguínea durante o período de transpiração”, ensinou.
Outra dica é abolir o consumo de gordura e frituras. “É melhor comer um sanduíche natural e evitar ao máximo as comidas de rua para que a pessoa não sofra um problema gastrointestinal e a folia acabe antes do tempo”.
E para repor as energias e manter a disposição para o circuito, Poliana recomenda beber água de coco, sucos e caldo de cana. “São bebidas com muitos nutrientes que vão ajudar na recuperação e dar energia para mais um dia de folia”.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui