Dia a dia
Totens com IA e botão de emergência: veja como funcionam no ES
Equipamentos com câmeras 360°, IA e ligação direta com o Ciodes estreiam em cinco pontos estratégicos de Cariacica nesta semana

Totens de Totens de Segurança com inteligência artificial do Espírito Santo. Foto: Divulgação/Prefeitura de Cariacica
Equipamentos com inteligência artificial, câmeras 360°, giroflex e botão de emergência começaram a operar nesta segunda-feira (28) em Cariacica. Os dois primeiros Totens de Segurança foram instalados na Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande, e marcam o início da implantação do projeto no Espírito Santo, conduzido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), em parceria com a Prefeitura.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Com quatro metros de altura e estrutura blindada, os totens funcionam como pontos ativos de vigilância, integrados ao Cerco Inteligente e ao sistema estadual de segurança. A tecnologia embarcada permite detectar aglomerações, comportamentos suspeitos, invasões a áreas restritas e veículos com restrições. O botão de emergência garante comunicação direta com o Ciodes 190.
Como funcionam os totens
Os equipamentos contam com seis câmeras com visão em 360°, giroflex semelhante ao das viaturas policiais, sistema de áudio para mensagens automáticas e comunicadores de alta potência. A inteligência artificial é capaz de reconhecer placas de veículos furtados ou roubados, realizar contagem de pessoas e objetos e emitir alertas automáticos em caso de comportamentos suspeitos.
Segundo o secretário estadual de Segurança Pública, Leonardo Damasceno, os totens são “estruturas robustas e imponentes, voltadas ao monitoramento urbano inteligente”.
Além disso, o sistema permite contato imediato com as polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros, o que pode acelerar a resposta em casos de emergência.

Totens de segurança com câmeras 360°, botão de emergência e inteligência artificial começam a ser instalados em áreas públicas do ES. Foto: Divulgação/PMC
Ação foca em áreas com maior circulação e vulnerabilidade
O projeto tem como objetivo ampliar a presença das forças de segurança em locais com grande fluxo de pessoas, vulnerabilidade social ou alta incidência de crimes. Além dos dois totens já em funcionamento, Cariacica receberá mais três: na Ceasa (Vila Capixaba), no Mercado Municipal, em Itacibá, e no bairro Jardim América.
O governador Renato Casagrande afirmou que os equipamentos fazem parte de uma rede integrada que conecta câmeras de ruas, ônibus e viaturas. “Com esse sistema, estamos criando uma rede que possibilita a identificação de pessoas procuradas e a elucidação de crimes. O objetivo é reduzir a impunidade e aumentar a sensação de segurança”, declarou.
A prefeita em exercício de Cariacica, Shymenne de Castro, destacou que o reforço tecnológico beneficia diretamente a população e o comércio local. “Esse investimento aumenta a sensação de segurança para as pessoas que circulam pela Expedito Garcia, um dos maiores shoppings a céu aberto do Espírito Santo”, disse.
Investimento de R$ 19 milhões em tecnologia
A implantação dos totens integra um investimento de R$ 19 milhões, com recursos do Tesouro Estadual. O vice-governador Ricardo Ferraço, coordenador do programa Estado Presente em Defesa da Vida, reforçou o papel da tecnologia como estratégia de prevenção. “Fazemos segurança pública com integração, inteligência e investimentos”, afirmou.
Experiências semelhantes em outros estados têm demonstrado resultados positivos. Em Cotia e Diadema (SP), houve redução de até 96% em furtos e vandalismo nas áreas monitoradas. No Pará, os homicídios caíram 67% nas regiões cobertas pelos equipamentos.
Espírito Santo terá até 40 totens em pontos estratégicos
O Governo do Estado prevê instalar até 40 totens em cidades da Grande Vitória e do interior, com base em dados estatísticos de criminalidade. Foram definidos 50 pontos possíveis, sendo 10 reservas técnicas para substituições, caso haja problemas técnicos ou inviabilidade em algum local.
Além de Cariacica, os totens devem ser instalados em bairros estratégicos de Vitória, Vila Velha, Serra, Viana e Guarapari. A expectativa é de que a iniciativa contribua para reduzir a criminalidade e aumentar a sensação de segurança nos espaços públicos.
LEIA TAMBÉM:
