fbpx

Dia a dia

Threads: o que é, como acessar e como usar a nova rede social

Plataforma promete ser a principal rival do Twitter, que vive um momento de incertezas após a imposição de alguns limites aos usuários

Publicado

em

Threads promete ser o rival do Twitter. Foto: Gizmodo/Adrian Tusar/Shutterstock

A Meta, empresa de Mark Zuckerberg que controla Facebook, Instagram e WhatsApp, lançou uma nova plataforma chamada “Threads”. Com o lançamento ocorrido na última quarta-feira (05), a nova rede social alcançou mais de 10 milhões de usuários em apenas sete horas. O aplicativo está disponível para download no Android e no iOS.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Inspirado na interface do Twitter, a plataforma permite publicações de textos com até 500 caracteres, além de fotos e vídeos com até cinco minutos. O usuário também pode importar os seguidores do Instagram assim como as informações do perfil.

“O nosso objetivo com o Threads é reunir o que o Instagram faz de melhor e expandir para o texto, criando um espaço positivo e criativo para que as pessoas expressem as suas ideias”, disse a Meta por meio de comunicado.

Criar a conta

Para ter acesso a plataforma basta acessar a loja de aplicativos do Android (Play Store) ou do iOS (App Store) e buscar por Threads na barra de buscas. Em seguida, bastar clicar em obter ou baixar e aguardar o download. Após isso, o aplicativo irá aparecer na sua lista de apps no celular.

Interface divulgada pela Meta. Foto: Reprodução/Meta

Com o programa baixado, é necessário fazer o login. Ao acessar, o usuário usa a opção de conectar a conta com o Instagram para utilizar o mesmo username, podendo optar também por importar foto e biografia do aplicativo de fotos. Para utilizar o Threads é obrigatório possuir uma conta no Instagram.

Configurar

Após criar a conta e importar os dados de usuário da conta do Instagram, é possível definir se a conta será privada ou pública. Para isso, aparecem duas opções para que o usuário escolha entre “Perfil Público”, em que qualquer pessoa pode ver as publicações, e “Perfil Privado”, quando somente os seguidores podem ver.

Depois disso, com a conta já disponível para uso, é possível escolher quem irá seguir no novo aplicativo. No Threads, é possível seguir até quem ainda não tem o aplicativo, neste caso, quando a pessoa fizer o download, já aparecerá a solicitação. Após isso, o aplicativo já está definitivamente apto para utilizar.

Publicar

Para escrever textos e fazer a publicação, é necessário selecionar o ícone de lápis que aparece no centro inferior da tela que irá abrir uma nova aba em que o usuário pode escrever o que quiser. Para adicionar imagens, basta clicar no clipe de papel e incluir fotos e vídeos.

Após isso, basta clicar em “Publicar” que aquele thread, nome dado ao texto publicado, estará disponível para leitura. Além disso, o usuário também pode definir quem poderá responder aquele thread. As opções são os seguidores, os perfis seguidos ou somente quem está mencionado no texto.

Deletar

Ainda não é possível deletar apenas o Threads sem Instagram, isto porque as duas redes sociais estão conectadas então caso delete o perfil no Threads,  usuário também irá perder as informações da outra rede social.

Mas já é possível desativar o perfil. Para isso, no canto superior esquerdo do perfil basta clicar em “Configurações”, em seguida em “Conta” e “Desativar perfil”. Para concluir, toque em “Desativar perfil no Threads” que, após o carregamento, terá o processo concluído. Para reativar, basta entrar novamente na conta que as informações voltam a aparecer.

Diferenças para o Twitter

Embora similar, o Threads ainda não possui algumas funcionalidades que já estão presentes no Twitter como é o caso das mensagens privadas, as DMs. Além disso, a plataforma também não tem a opção de buscar um assunto específico como é possível fazer na parte de buscas da rede social do passarinho.

Interface do aplicativo é bem parecida com o Twitter.

No Threads também não é possível ver apenas as publicações de quem é seguido. Portanto, a timeline sempre terá mensagens de celebridades, influenciadores e outros perfis verificados que o usuário não segue. Além disso, não há associação de postagens com o uso de hashtags, algo que o Twitter criou e que se tornou popular em outras redes sociais.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui