fbpx

Dia a dia

Terreiro de umbanda é incendiado em Vila Velha

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a destruição do terreiro, frequentado por adeptos da umbanda

Publicado

em

Incêndio criminoso no Grupo de Umbanda Aprendizes do Amor

Incêndio criminoso no Grupo de Umbanda Aprendizes do Amor. Foto: Reprodução

Um terreiro mantido por adeptos da umbanda foi destruído pelo fogo em Santa Paula II, Vila Velha. Representantes do Grupo de Umbanda Aprendizes do Amor denunciaram nas redes sociais e registraram queixa na delegacia, afirmando que o incêndio foi um ato de racismo religioso. O caso ocorreu na madrugada desta quinta-feira (2), por volta da 00h40.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O Grupo de Umbanda Aprendizes do Amor foi construído há 39 anos em Santa Paula II, Vila Velha. Babá Alexandre, pai de santo do terreiro, lamenta o ocorrido: “Nós já sofremos muitos ataques de intolerância religiosa ao longo desses anos, já jogaram pedras e praticaram tantos outros atos. Mas nada nessa magnitude. É devastador ver o que aconteceu na casa que erguemos e mantemos com tanto sacrifício. Foi uma crueldade”.

> Atirador de escola em Aracruz faz 18 anos. Vai continuar preso?

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a destruição do terreiro causada pelo incêndio. Babá Alexandre estima um prejuízo de R$ 50 mil, incluindo bens e materiais destinados às obrigações – rituais considerados como forma de agradecimento aos orixás – que seriam realizados nos próximos dias.

Duas pessoas dormiam no terreiro quando os criminosos invadiram e incendiaram o espaço. “Primeiro, um ‘filho’ que dormia na casa me ligou e disse ter ouvido faíscas e sentido cheiro de fumaça. Eu tentei acalmá-lo e, minutos depois, um vizinho ligou e relatou que estava tudo pegando fogo. Eu fui até lá e estava tudo em chamas. Acionamos a Polícia Militar e Civil. Eles estão investigando o caso”, relatou Babá Alexandre.

> Mãe denuncia desrespeito às leis para autista em Vitória

Agora, Babá Alexandre conta com a ajuda e solidariedade de todos que puderem contribuir. Tudo que os religiosos lutaram 39 anos para adquirir virou cinzas, foram queimados até mesmo os materiais ritualísticos. Também foram danificados microondas, geladeira, máquina de lavar e outros utensílios. Quem quiser, pode ajudar doando por meio do PIX 70711224749 (CPF).

VEJA O VÍDEO:


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui