Dia a dia
Terço Gigante da Festa da Penha voltará a ser colorido com flores
A edição de 2025 trará um Terço adornado com flores de tecido, inspirado no Jubileu da Igreja Católica e no tema “Peregrinos de Esperança”

Terço Gigante 2022 da Festa da Penha. Foto: Fernando Ribeiro
A tradição do Terço Gigante da Festa da Penha, que completará 27 anos em 2025, promete emocionar ainda mais os fiéis na edição do próximo ano. Com o objetivo de trazer um significado especial para a celebração, o Terço será adornado com flores de tecido e terá um design multicolorido, inspirado no Jubileu da Igreja Católica.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A Festa da Penha, maior evento religioso do Estado e o terceiro maior do Brasil, acontece entre os dias 20 e 28 de abril, com a abertura oficial marcada para o dia 19, quando o Terço Gigante será instalado entre as palmeiras do Convento da Penha, em Vila Velha.
Uma nova proposta de cores e significados
O idealizador do Terço Gigante, médico Osmar Sales, explica que a escolha das cores para a edição de 2025 segue uma proposta diferente do tradicional Terço Missionário. Ao invés de uma distribuição fixa das cores, que representam os continentes, o Terço deste ano será multicolorido. As cores azul, verde, amarelo e vermelho, presentes na logo do Jubileu de 2025, foram escolhidas para adornar as grandes contas do Terço. Para completar os cinco mistérios, foi adicionada a cor rosa, em referência à Nossa Senhora das Alegrias.
No centro da cruz, a logo do Jubileu da Esperança será exibida, acompanhada da menção às sete alegrias de Maria. Para Osmar Sales, as cores escolhidas para o Terço não são apenas uma questão estética, mas têm um profundo significado. “As cores trazem alegria e manifestam o espírito. A oração faz a alma vibrar, e, nessa vibração, nos conectamos com o próprio Pai, sendo levados para os braços da Mãe, Maria, a porta do céu”, destacou.
A história por trás do Terço Gigante
A criação do Terço Gigante remonta a 1998, quando Osmar Sales, inspirado pelo grande terço da missa celebrada pelo Papa João Paulo II no Rio de Janeiro, decidiu criar a tradição em Vila Velha. Inicialmente, o projeto seria de suspender o terço com balões de gás hélio, mas o peso do objeto impediu essa ideia. No entanto, durante a Romaria das Mulheres daquele ano, as devotas carregaram o Terço, e, com a autorização de um frei, ele foi pendurado nas palmeiras do Convento, consolidando uma tradição que permanece até hoje.
Jubileu da Esperança e o tema da Festa da Penha 2025
O ano de 2025 será marcado pelo Jubileu da Esperança, convocado pelo Papa Francisco com o lema “Peregrinos de Esperança”. Esta mensagem inspirou o tema da Festa da Penha deste ano: “Com Maria, peregrinos de esperança”. A expectativa é de que milhares de fiéis participem da 455ª edição da festa, reafirmando sua devoção e esperança.
Leia mais:
