fbpx

Dia a dia

Terceira Ponte não registra suicídio nos dois primeiros meses de 2023

Redução é de 25% nas tentativas de suicídio nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, em relação ao mesmo período de 2022

Publicado

em

Barreira de proteção contra o suicídio na Terceira Ponte. Foto: Divulgação

Barreira de proteção contra o suicídio na Terceira Ponte. Foto: Divulgação

Com a estrutura da Ciclovia da Vida às margens da Terceira Ponte concluída nos dois sentidos, já é percebida a inibição das tentativas de suicídios. Levantamento feito pela RodoSol, concessionária que administra a via, aponta uma redução de 25% nas tentativas de suicídio nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, em relação ao mesmo período de 2022.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Em todo o ano de 2022, a RodoSol registrou cinco casos de suicídio e 94 tentativas revertidas. Em janeiro e fevereiro do mesmo ano, foram duas ocorrências de suicídio e 14 tentativas. Neste ano, já com a conclusão das obras da ciclovia, nenhum suicídio foi registrado e 12 tentativas foram revertidas.

O projeto da Ciclovia da Vida e a ampliação da Terceira Ponte estão sendo executados pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi). A estrutura metálica anexada nas laterais da ponte para a passagem de ciclistas, ao mesmo tempo, faz uma barreira de proteção ao suicídio.

A estrutura anexada à ponte nos dois sentidos como forma de coibir o suicídio conta com uma grade antiescalada para a proteção, com altura de três metros e uma pista de ciclovia unidirecional, com pavimento asfáltico de três metros de largura.

A instalação de uma barreira de proteção na Terceira Ponte vinha sendo debatida e reivindicada pela sociedade capixaba, sobretudo nos últimos anos. Após vários estudos, chegou-se ao modelo atual, que está previsto para ser entregue em abril deste ano, segundo a Semobi.