Dia a dia
Tempestade com granizo coloca 68 cidades do ES em alerta
Inmet prevê chuva forte, rajadas de vento de até 60 km/h e queda de granizo entre sexta (29) e sábado (30) no Espírito Santo

Chuva forte na Praia do Canto, em Vitória. Foto: Danielli Saquetto
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira (29) um alerta amarelo para 68 municípios do Espírito Santo. O aviso é válido das 19h de hoje até as 19h de sábado (30) e prevê risco de tempestades com chuva intensa, ventos fortes e queda de granizo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Segundo o órgão, pode chover entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. As rajadas de vento podem variar entre 40 e 60 km/h, aumentando a possibilidade de transtornos, como queda de galhos e alagamentos pontuais.
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o início do alerta é marcado por instabilidade nas regiões próximas ao litoral. Na Grande Vitória e no Nordeste, há previsão de chuva rápida durante a madrugada e manhã, seguida de tempo aberto nos demais períodos. No Norte e no trecho leste da Região Serrana, a previsão é de chuvas esparsas ao longo do dia. Já no Sul e nas demais áreas, o tempo permanece estável. As temperaturas variam de 12 °C na Região Serrana a 29 °C no Sul.
No sábado, o padrão de instabilidade continua. Chuvas rápidas devem ocorrer pela manhã na Grande Vitória, no Nordeste e no litoral Sul, com abertura do tempo nas horas seguintes. O Norte e o trecho leste da Região Serrana seguem com registros de precipitação esparsa. Em todo o estado, o vento sopra fraco a moderado, especialmente no litoral. As temperaturas ficam entre 12 °C e 29 °C.
O último dia de agosto deve ser marcado por chuvas mais generalizadas em todas as regiões capixabas. A instabilidade será maior nos municípios próximos ao litoral, mas também atinge áreas do interior. A previsão aponta mínimas de 12 °C na Região Serrana e máximas de até 30 °C no Noroeste.
Primeiros dias de setembro
Na segunda-feira (1º) e na terça-feira (2), a instabilidade persiste em todo o estado. As chuvas devem se manter frequentes, sobretudo nas áreas litorâneas. No Sul e em parte da Região Serrana, a intensidade das precipitações tende a ser menor.
LEIA TAMBÉM:
