Dia a dia
Taxistas se queixam de Táxi Vix e prefeito defende app
Os taxistas são contra a obrigatoriedade de adesão ao aplicativo Táxi Vitória

O aplicativo Táxi Vitória tem gerado insatisfação nos taxistas. Foto: Divulgação
Embora ainda não esteja funcionando na prática, o aplicativo Táxi Vitória tem gerado polêmica entre os taxistas do município. A categoria alega que a prefeitura está exigindo a adesão obrigatória e que, quem não aceitar, corre o risco de não ter a licença renovada.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Em entrevista ao Jornal Novabrasil ES nesta quarta-feira (6), o prefeito Lorenzo Pazolini afirmou que a ferramenta vai melhorar o srviço oferecido na capital. “Ainda que haja um ou outro insatisfeito, nosso objetivo é colaborar para que estejam cada vez mais qualificados e para que haja justiça na tarifa”, explicou Pazolini, garantindo que a ferramenta foi desenvolvida com diálogo junto aos profissionais.
O presidente do Sindicato dos Motoristas de Táxi do Espírito Santo (Sindtaxi-ES), Pitágoras Andrade de Souza, também se manifestou sobre o tema. A entidade representa atualmente mais de 8 mil taxistas em todo o estado.
Segundo Pitágoras, “embora a iniciativa da prefeitura seja bem-vinda diante do atual desequilíbrio tecnológico enfrentado pelo setor”, é necessário fazer considerações importantes. “Nosso posicionamento não se resume a um simples discurso de oposição”, afirma.
Em diálogo com engenheiros especializados na área de taxímetros, o sindicato foi informado de que o sistema proposto pelo novo aplicativo realiza a transferência de dados diretamente do taxímetro, o que gerou preocupação com relação à segurança, à privacidade e à legalidade da operação.
Ver essa foto no Instagram
“O Sindtaxi-ES tem trabalhado incansavelmente para garantir o melhor para os trabalhadores e para a sociedade capixaba, mas, da forma como a implantação foi conduzida, mais de 600 taxistas de Vitória foram surpreendidos com a obrigatoriedade da adesão, sob risco de perderem suas permissões de estacionamento (alvarás) — o que consideramos uma medida injusta e coercitiva”, destacou Pitágoras.
Outra reclamação da categoria se refere à substituição da placa do taxímetro, equipamento cuja instalação é custeada pelo próprio taxista. Segundo o sindicato, as placas estão sendo retiradas sem devolução aos proprietários, e substituídas por outras, sem qualquer tipo de compensação ou justificativa transparente.
As preocupações já foram levadas ao plenário da Câmara de Vereadores de Vitória, onde a insatisfação da categoria foi exposta. O sindicato defende que existem alternativas viáveis, como o modelo do Táxi.Rio, em que não há imposição de percentuais de desconto nas corridas, já que os próprios taxistas decidem, de forma voluntária, conceder descontos aos passageiros, quando desejarem.
“Acreditamos que o bom senso deve prevalecer e que devemos nos inspirar em modelos que têm dado certo em outras capitais, e não tentar implantar, de forma forçada, um sistema inédito e sem precedentes no mundo, obrigando o trabalhador a aceitar alterações em seu veículo particular sob ameaça de perder seu sustento”, completou o presidente.
Sobre o aplicativo
Segundo a prefeitura, chamar um táxi em Vitória “vai ficar mais fácil e flexível com o lançamento do Táxi Vix”. A administração municipal também afirma que a plataforma permite agendar corridas com antecedência por meio do aplicativo, do site ou em totens espalhados pela cidade. Além disso, “o usuário pode negociar o valor da corrida diretamente com o taxista, garantindo uma alternativa mais justa para ambas as partes”.
Entre os diferenciais, o app oferece pagamentos variados, incluindo cartão de crédito, crédito eletrônico e até PIX direto para o motorista, ampliando as opções para quem utiliza o serviço no dia a dia. Outro recurso é a possibilidade de o passageiro escolher o taxista de sua preferência, além de selecionar opções específicas como transporte de pets, veículos com porta-malas maior, carros adaptados para pessoas com deficiência e até profissionais que falam outros idiomas.
O aplicativo estará disponível em português, espanhol e inglês, atendendo também turistas e visitantes estrangeiros com mais acessibilidade.
