fbpx

Dia a dia

Tá difícil escapar: capixabas sofrem com tosse, febre e mal estar

A tosse é um dos principais sintomas da gripe. O ES está em estado de alerta com aumento dos casos

Publicado

em

baixa umidade, gripe, saúde

O ES está em alerta sobre o número de casos de gripe. Foto: Freepik

Está difícil encontrar no Espírito Santo alguém que não esteja com tosse, febre, mal estar, dor no corpo ou todos os sintomas juntos. Mas o que tem provocado essa tal virose que tem tirado o sossego e a saúde do capixaba. Segundo dados do Fundação Oswaldo Cruz, o estado está entre os que receberam alerta sobre o aumento do número de casos da Influenza, mais popularmente conhecida como gripe.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

No Espírito Santo, segundo o balanço, a tendência é de crescimento dos casos, e em todo o país, houve ainda o aumento das hospitalizações por influenza A, que é o vírus da gripe.

De acordo com a pneumologista e especialista em Medicina do Sono, Jessica Polese, com o período de queda das temperaturas, período chuvoso em meio ao clima mais ameno, percebemos o aumento dos casos de infecções respiratórias.

“Muitos pacientes estão se queixando dos sintomas característicos como febre, coriza, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, dores musculares (mialgias) e uma sensação de indisposição (mal-estar) geral”, conta a médica. “E estamos ouvindo muitos relatos da gripe influenza que está deixando muita gente indisposta e até de cama, com fraqueza”, pontuou.

Jessica alerta para a prevenção, a vacinação e reforça outras medidas importantes de prevenção. “É essencial manter a higiene das mãos, evitar aglomerações em ambientes fechados e mal ventilados, e usar máscara caso apresente sintomas gripais. Dormir bem e manter uma alimentação equilibrada também fortalecem o sistema imunológico”, recomenda a pneumologista. Segundo ela, ao menor sinal de sintomas, a orientação é procurar atendimento médico, especialmente se houver febre persistente, falta de ar ou piora do estado geral.

Sobra vacina contra gripe no ES

Iniciada oficialmente no último dia 7 de abril, a estratégia de imunização contra a gripe tem registrado no Espírito Santo uma baixa procura. Segundo a Secretaria de Saúde (Sesa), até a última quinta-feira (24) foram aplicadas 263.196 doses, alcançando uma cobertura total de 17,57% dos grupos que possuem meta.

A vacina contra a Influenza, que era ofertada em estratégia de campanha, passou, a partir deste ano, a ser incorporada ao Calendário Nacional de vacinação e deve ser administrada na rotina de crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes.

Estes são os grupos que possuem meta preconizada de 90% de cobertura vacinal. Além disso, ela também deve ser administrada em determinados públicos-alvo seguindo a estratégia especial. A procura pelas doses da gripe, entretanto, encontra-se baixa para ambas estratégias de vacinação. Das doses 263.196 aplicadas, 187.717 foram na rotina, no total de 1.068.465 pessoas aptas a receber as doses.

No grupo especial, foram 75.479 doses aplicadas, numa população de 649.658 pessoas. Fazem parte do grupo especial os públicos de Trabalhadores da Saúde; Puérperas; Professores dos ensinos básico e superior; Povos indígenas; Pessoas em situação de rua; Profissionais das forças de segurança e de salvamento; Profissionais das Forças Armadas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); Trabalhadores portuários; Trabalhadores dos Correios; Funcionários do sistema de privação de liberdade; e População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).