Dia a dia
Superlua vai iluminar o céu nesta segunda: saiba como observar
A superlua será visível em todo o país, sem a necessidade de equipamentos especiais, desde que o céu esteja limpo e sem nuvens
Nesta segunda-feira (19), os céus do Brasil serão iluminados por um fenômeno especial: a superlua azul. Esse evento ocorre quando a Lua cheia coincide com o perigeu, o ponto em que o satélite natural da Terra se encontra mais próximo de nosso planeta. Com isso, a Lua parecerá maior e mais brilhante, proporcionando um espetáculo imperdível.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A superlua azul é um evento que ocorre apenas uma vez a cada dois anos, sendo ainda mais raro devido à sua associação com a Lua azul, que é a segunda Lua cheia em um mesmo mês. Este fenômeno será visível em todo o país, sem a necessidade de equipamentos especiais, desde que o céu esteja limpo e sem nuvens.
O que é a superlua azul?
O termo “superlua” foi popularizado na década de 1970 e se refere a uma Lua cheia ou nova que ocorre no momento em que a Lua está mais próxima da Terra em sua órbita. Isso faz com que ela pareça até 14% maior e 30% mais brilhante do que o normal. Já a “Lua azul” se refere à segunda Lua cheia que ocorre dentro de um único mês, um fenômeno que ocorre em média a cada dois anos.
Apesar do nome, a Lua azul não terá a cor azulada, mas sim um tom mais brilhante e avermelhado, especialmente durante o nascer e o pôr do Sol. O termo “azul” teve origem em eventos históricos quando, devido a fenômenos naturais como a erupção do vulcão Krakatoa em 1883, a Lua adquiriu uma coloração azulada.
Como observar a superlua azul?
Para aproveitar ao máximo o espetáculo, escolha um local com pouca poluição luminosa, como áreas rurais ou parques afastados dos grandes centros urbanos. A Lua começará a aparecer no céu a partir das 15h25, mas o melhor momento para observá-la será ao anoitecer, quando ela estará mais próxima do horizonte, parecendo ainda maior e mais impressionante.
Portanto, se prepare para levantar os olhos ao céu e apreciar um dos mais belos fenômenos da astronomia. Mesmo que as condições climáticas possam variar de uma região para outra, a expectativa é de que a superlua azul seja visível para a maior parte dos brasileiros, oferecendo uma noite de contemplação e admiração.
Em Vitória
O Parque da Fonte Grande, em Vitória, estará aberto à visitação das 17h às 20h30 para mais uma edição do projeto Lua Cheia. Mensalmente, a iniciativa atrai centenas de moradores e turistas que sobem a região do maciço central para contemplar o astro. Em caso de tempo muito nublado ou de chuva, o encontro poderá ser cancelado.
A contemplação da lua cheia poderá ser apreciada do Mirante da Cidade, um ponto estratégico do Parque da Fonte Grande que permite observar a capital iluminada durante a noite pelo satélite natural da Terra. O evento é gratuito e não é necessário agendamento para participar.
“A cada novo início de lua cheia, o evento ganha mais contempladores, que sobem o Parque da Fonte Grande para visualizar nossa linda capital. E a visualização dessa fase da lua possibilita ver alguns dos marcos visuais mais bonitos da cidade, como a Pedra dos Olhos e a Baía de Vitória”, enfatizou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.
Chegada no parque
A entrada do Parque da Fonte Grande é pela Rodovia Serafim Derenzi, no bairro Grande Vitória. A subida pode ser feita de carro, moto, bicicleta ou mesmo a pé, pela via interna do parque, a Estrada Tião Sá, até o estacionamento localizado ao lado do Centro de Educação Ambiental (CEA). O Mirante da Cidade fica próximo ao CEA.
Além da vigilância motorizada do Parque da Fonte Grande, o evento contará com a parceria da Guarda Civil Municipal de Vitória, com agentes apoiando os visitantes na descida da Estrada Tião Sá, conforme informou o secretário Tarcísio Föeger.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui