fbpx

Dia a dia

Só 32% do plano de segurança em escolas do ES foi concluído 

As medidas foram anunciadas para conter ameaças e ataques nas escolas capixabas

Publicado

em

O ataque às escolas de Aracruz deixou quatro mortos e 11 feridos. Foto: Reprodução

Criado há quase dois meses, apenas 32% do Plano Estadual de Segurança nas Escolas do Espírito Santo foi de fato concluído. A iniciativa foi tomada para coibir a onda de ataques e ameaças em estabelecimentos de ensino que amedrontaram a comunidade escolar no início do ano. 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O tema voltou ao debate após novo ataque, sendo desta vez em uma escola do Paraná onde dois estudantes foram mortos por um ex-aluno da escola. O atirador confessou à polícia que escolheu as vítimas de forma aleatória, tendo efetuado pelo menos 16 disparos dentro da escola.

O Plano se divide em cinco eixos temáticos. O Eixo de Gestão Inovadora, Eixo Ações de Inteligência, Eixo de Ações Preventivas, Eixo de Fortalecimento Operacional e Eixo de Ações Pedagógicas e Psicossociais. 

Das 28 medidas que compõem o plano, nove foram concluídas, 10 estão em andamento e outras nove estão aguardando para serem executadas.  

Entre as principais medidas anunciadas estavam a elaboração de um plano de emergência nas escolas para alunos e professores, contratação de psicólogos e assistentes sociais e curso de enfartamento e prevenção ao atirador. 

  • O plano pode ser acompanhado em tempo real. Clique AQUI 

Essas medidas ainda não foram implementadas, mas estão dentro do prazo estabelecido pelo Governo. Entre as que já estão em funcionamento estão a criação da Companhia Independente de Policiamento Escolar, o Núcleo Especializado em Segurança Escolar, manual de policiamento e segurança escolar e orientações no site do Disque-Denúncia. 

A Secretaria da Educação (Sedu) informou que reforçou algumas ações com as equipes, por meio do Comitê Governamental Integrado de Segurança Escolar e promoveu a atualização dos protocolos de urgência/emergência sobre os procedimentos de orientação aos gestores escolares. 

Além disso, intensificou o atendimento realizado pela Companhia Especializada de Policiamento Escolar (Cepe) e destinou recursos financeiros destinados às escolas para a ampliação e modernização do Sistema de Segurança Eletrônica. 

O recurso foi utilizado para a instalação de câmeras de videomonitoramento, alarmes, portões automatizados e interfones; além de ampla divulgação dos canais formais para denúncias, entre outras intervenções.

Outra ação prevista é a expansão da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie), com a contratação de 270 novos profissionais, entre eles psicólogos e assistentes sociais. O processo de contratação está em andamento.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui